PubhD Viana do Castelo

Fevereiro 20, 2020
PubhD Viana do Castelo

O que é?

PubhD – da combinação das palavras “Pub” e “PhD” (abreviatura de doutoramento em inglês) – consiste em comunicar ciência no ambiente informal de um bar.

Este movimento internacional dedicado à divulgação informal da ciência e do trabalho científico foi lançado em Nottingham, Reino Unido, em 22 de janeiro de 2014. A ideia continua a disseminar-se por outras cidades, atualmente há 27 cidades que acolhem o PubhD, das quais 9 são portuguesas.

O PubhD Viana do Castelo, integrado na rede internacional de organizadores PubhD a partir de março de 2020, vai levar mensalmente estudantes de mestrado/doutoramento (ou recém-formados), das diversas áreas, a explicar o seu trabalho de investigação num bar vianense.

O PubhD Viana do Castelo é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Geoparque Litoral de Viana do Castelo e do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, no âmbito do Ano Municipal para a promoção da Literacia Científica, e pretende aproximar a ciência da sociedade e tornar Viana do Castelo num território de ciência.

 

Como funciona?

O formato do PubhD é simples!

Uma vez por mês, dois ou três investigadores de áreas diferentes apresentam o seu trabalho de investigação usando linguagem simples e acessível a qualquer tipo de público, qualquer pessoa deverá entender os temas apresentados.

Os oradores explicam o seu trabalho recorrendo apenas a marcadores, um quadro branco e, eventualmente, algum objeto que ilustre a sua investigação. Cada participante dispõe de 10 minutos de apresentação seguidos de 20 minutos para perguntas e respostas.

 

Quem pode participar?

Qualquer estudante de mestrado/doutoramento ou recém-diplomados que tenham concluído os estudos há menos de um ano.

Para os participantes, o PubhD é uma oportunidade para praticar a comunicação em público (para defesa da tese, apresentação da investigação a um empreendedor, participação em conferências, …) e um desafio na prática de comunicar a públicos diversificados. Será também uma oportunidade para praticar as próprias competências em comunicação e aprender com as apresentações de outros oradores.

Se quer explicar o seu trabalho de investigação num dos próximos eventos do PubhD Viana do Castelo, preencha o nosso formulário aqui e será contactado de seguida.

 

Eventos

1º PubhD Viana do Castelo – Adiado

12 de março de 2020 | 19h00 | Bar Porta 93

  • Cristiana Costa – Engenharia do Ambiente (Invasões biológicas, ecologia)

          Estudo da ocupação de espécies exóticas invasoras e Plano de Gestão e Controlo para o Monumento Natural de Alcantilado de Montedor

  • Luzia Dias – Serviço Social (mulheres e dependência alcoólica)

          Vamos falar de alcoolismo?

          Intervenção social desenvolvida com mulheres para dar resposta à sua situação de dependência do álcool.