À Descoberta das Rochas e dos Minerais

1. DESTINATÁRIOS

  • 3 turmas do 7º Ano (70 alunos)
  • 1 turma ou 2 turmas do 11º Ano, (entre 20 e 45 alunos do secundário dependendo das turmas existentes no próximo ano letivo).
Total de alunos entre 90 e 115.

2. DISCIPLINAS

  • 7º Ano - Ciências Naturais e Português;
  • 11º Ano - Biologia e Geologia;

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

Dinâmica Externa da Terra:
  • Minerais constituintes das Rocha;
  • Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas;
  •  Paisagens Geológicas.

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

7º ano:
  • Ciências Naturais: 6 a 8 tempos de 45 minutos

11% em flexibilização curricular (trabalho de projeto)

11º ano:
  • Biologia e geologia: 6 a 8 tempos de 45 minutos

4% em flexibilização curricular (trabalho de projeto)

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

1.º Período
  • Minerais;
  • Rochas Sedimentares:
    • Observação e descrição macroscópica de amostras de minerais para sua identificação com base nas propriedades físicas e químicas. Laboratório de amostras em petrologia.
    • Realização de estudos sobre a forma e superfície dos grãos de quartzo para determinação de características sobre o meio de transporte.
    • Determinação da composição mineralógica da areia.
    • Determinação da génese das rochas sedimentares a partir da sua observação macroscópica. Laboratório de microscopia e de petrografia.
2.º Período
  • Rochas Magmáticas e Metamórficas;
  • Paisagens Geológicas:
    • Realização de estudos de petrografia e mineralogia de modo a concluir sobre os processos de formação e composição mineralógicas das rochas magmáticas e metamórficas.
    • Execução de lâminas delgadas para caracterização texturais das rochas e relacioná-las com a sua origem. Laboratório de amostras em petrologia.
    • Saída de campo para recolha de amostras e identificação de paisagens geológicas com base no tipo de rocha predominante.

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

3200€

7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • Comunicação de ciência;
  • Conservação de amostras pedagógicas e científicas;
  • Estudos de apoio à interpretação dos paleoambientes;
  • Estudos de apoio à interpretação à paleodiversidade;
  • Estudos apoiados em sondagens da crosta terrestre;
  • Monitorização e interpretação de processos dinâmicos;
  • Estudos baseados em fotografia aérea.

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Agrupamento de Escolas de Monte da Ola

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Pretende-se que sejam ministrados os conteúdos das disciplinas de Ciências Naturais do 7º ano e de Biologia e Geologia do 11º ano presentes nas metas curriculares de um modo prático, realizando as seguintes atividades:

  • Observação de diferentes minerais com base nas suas propriedades físicas e químicas.
  • Determinação da composição mineralógica do granito e do basalto.
  • Análise de secções delgadas de rochas relacionando a génese de rochas magmáticas plutónicas e vulcânicas com as suas características texturais.
  • Observar a sequência de acontecimentos que explicam a formação de sedimentos e de rochas sedimentares detríticas.
  • Associar diferentes tipos de areias aos sedimentos da sua génese.
  • Relacionar as características texturais de uma rocha metamórfica com fatores de metamorfismo responsáveis pela sua formação.
  • Observar amostras de mão.
  • Realização de saídas de campo de modo a associar as diferentes paisagens geológicas ao tipo de rocha predominante na região.