Descobrindo o património ambiental e construído
1. DESTINATÁRIOS
3.º e 4.º Anos de escolaridade
2. DISCIPLINAS
- Estudo do Meio;
- Português;
- Expressões artísticas;
- Expressões físico-motoras.
3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS
Estudo do Meio:
- O PASSADO DO MEIO LOCAL
- Conhecer vestígios do passado local (3º Ano);
- O PASSADO NACIONAL
- Conhecer personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local (4º Ano).
- ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO LOCAL
- Distinguir formas de relevo existentes na região;
- Distinguir meios aquáticos existentes na região.
- ASPETOS FÍSICOS DE PORTUGAL
- Exploração dos aspetos morfológicos da costa;
- Ação do mar sobre a costa;
- Exploração dos aspetos morfológicos da costa.
- À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE
- Agricultura no meio local;
- Influências dos fatores naturais;
- Principais atividades produtivas nacionais.
Português:
- LEITURA E ESCRITA
- Compreensão de texto;
- Pesquisa e registo de informação;
- Produção de texto.
- ORALIDADE
- Produção de discurso oral (apresentação oral; debate de ideias).
Expressões artísticas (plástica):
- DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES
- Modelagem.
- DESCOBERTA ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE SUPERFÍCIES
- Desenho;
- Pintura.
- EXPLORAÇÃO DE TÉCNICAS DIVERSAS
- Recorte, colagem, dobragem, fotografia, cartazes.
- PERCURSOS NA NATUREZA
- Colaborar com a sua equipa interpretando sinais informativos simples (no percurso e no mapa), para que esta, acompanhada pelo professor e colaboradores, cumpra um percurso na mata, bosque, montanha, etc., combinando as habilidades aprendidas anteriormente, mantendo a perceção da direção do ponto de partida e outros pontos de referência.
4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)
Português
8 h/semana
8 x 37h = 296
25% x 296h = 74h
Estudo do Meio e Expressões Artísticas Físico-motoras
3 h/semana
3 x 37h = 111h
25% x 111h = 28h
5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO
1.º Período
Passado do meio local (3º Ano)
Passado nacional (4º Ano)
- Trabalhos de pesquisa - recolha, seleção e organização da informação;
- Discussão, debate, partilha das descobertas;
- Visita à Casa dos Nichos (3º Ano) - atividade do Geoparque;
- Visita à Citânia de Sta. Luzia (4º Ano) - atividade do Geoparque;
- Percursos pedestres (trilho dos canos de água);
- Elaboração de cartazes, maquetes,…
- Elaboração de apresentações em power point;
- Apresentação dos trabalhos na escola - ações de sensibilização, exposições…
2.º Período
Aspetos físicos do meio local (3º Ano)
Aspetos físicos de Portugal (4º Ano)
- Trabalhos de pesquisa - recolha, seleção e organização da informação;
- Discussão, debate, partilha das descobertas;
- Visita às Relíquias do Rheic das Pedras Ruivas (3º Ano) - atividade do Geoparque;
- Visita à Zona húmida de S. Simão (4º Ano) - atividade do Geoparque;
- Percursos pedestres (ecovia da Praia Norte );
- Elaboração de cartazes, maquetes,…
- Elaboração de apresentações em power point;
- Apresentação dos trabalhos na escola - ações de sensibilização, exposições…
3.º Período
À descoberta das inter-relações entre a natureza e a sociedade (3º/4º Ano)
- Trabalhos de pesquisa - recolha, seleção e organização da informação;
- Discussão, debate, partilha das descobertas;
- Visita à Falha das Ínsuas do Lima (3º Ano) - atividade do Geoparque;
- Visita às Turfeiras das Chãs de Arga (4º Ano) -atividade do Geoparque;
- Percursos pedestres (a definir);
- Elaboração de cartazes, maquetes,…
- Elaboração de apresentações em power point;
- Apresentação dos trabalhos na escola - ações de sensibilização, exposições…
6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
2000€
7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:
- COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA
- RECOLHA E REGISTO DE PATRIMÓNIO IMATERIAL
8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL
Agrupamento de Escolas de Barroselas
10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Na elaboração desta proposta tivemos em conta os seguintes pressupostos:
- Integração de todas ou quase todas as disciplinas da matriz curricular do 1º Ciclo, já que a especificidade deste nível de ensino (monodocência) facilita esta abordagem inter e transdisciplinar;
- Sequencialidade na abordagem dos conteúdos;
- Integração de atividades do Geoparque.
- Trabalhos de pesquisa, utilizando diversas fontes, com recurso ao guião de pesquisa em uso na escola (big six) procurando, assim, desenvolver, entre outras, competências no âmbito da literacia da informação;
- Visitas de estudo (Geoparque), em que os alunos, além de terem a oportunidade de contactar com o património natural e/ou construído, poderão fazer registos in loco (fotos, desenhos…) e, eventualmente recolher elementos naturais (folhas, ramos, pedaços de rochas…) para estudo em contexto de sala de aula; • Debate, discussão e partilha das “descobertas” que os alunos vão fazendo ao longo do processo;
- Elaboração de cartazes, desenhos, pinturas,trabalhos de modelagem, maquetes…
- Realização de percursos pedestres incluídos nas propostas do Geoparque;
- Apresentação dos trabalhos, não apenas em contexto de sala de aula, mas, eventualmente,num âmbito mais alargado (escola, comunidade), através de trabalhos em power point e/ou exposições, publicações …