Descobrindo o património ambiental e construído

1. DESTINATÁRIOS

3.º e 4.º Anos de escolaridade

2. DISCIPLINAS

  • Estudo do Meio;
  • Português;
  • Expressões artísticas;
  • Expressões físico-motoras.

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

Estudo do Meio:

  • O PASSADO DO MEIO LOCAL
    • Conhecer vestígios do passado local (3º Ano);
  • O PASSADO NACIONAL
    • Conhecer personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local (4º Ano).
  • ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO LOCAL
    • Distinguir formas de relevo existentes na região;
    • Distinguir meios aquáticos existentes na região.
  • ASPETOS FÍSICOS DE PORTUGAL
    • Exploração dos aspetos morfológicos da costa;
    • Ação do mar sobre a costa;
    • Exploração dos aspetos morfológicos da costa.
  • À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE
    • Agricultura no meio local;
    • Influências dos fatores naturais;
    • Principais atividades produtivas nacionais.

Português:

  • LEITURA E ESCRITA
    • Compreensão de texto;
    • Pesquisa e registo de informação;
    • Produção de texto.
  • ORALIDADE
    • Produção de discurso oral (apresentação oral; debate de ideias).

Expressões artísticas (plástica):

  • DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES
    • Modelagem.
  • DESCOBERTA ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE SUPERFÍCIES
    • Desenho;
    • Pintura.
  • EXPLORAÇÃO DE TÉCNICAS DIVERSAS
    • Recorte, colagem, dobragem, fotografia, cartazes.
  Expressão Físico-motora:
  • PERCURSOS NA NATUREZA
    • Colaborar com a sua equipa interpretando sinais informativos simples (no percurso e no mapa), para que esta, acompanhada pelo professor e colaboradores, cumpra um percurso na mata, bosque, montanha, etc., combinando as habilidades aprendidas anteriormente, mantendo a perceção da direção do ponto de partida e outros pontos de referência.

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

Português

8 h/semana

8 x 37h = 296

25% x 296h = 74h

Estudo do Meio e Expressões Artísticas Físico-motoras

3 h/semana

3 x 37h = 111h

25% x 111h = 28h

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

1.º Período

Passado do meio local (3º Ano)

Passado nacional (4º Ano)

  •  Trabalhos de pesquisa - recolha, seleção e organização da informação;
  • Discussão, debate, partilha das descobertas;
  • Visita à Casa dos Nichos (3º Ano) - atividade do Geoparque;
  • Visita à Citânia de Sta. Luzia (4º Ano) - atividade do Geoparque;
  • Percursos pedestres (trilho dos canos de água);
  • Elaboração de cartazes, maquetes,…
  • Elaboração de apresentações em power point;
  • Apresentação dos trabalhos na escola - ações de sensibilização, exposições…

2.º Período

Aspetos físicos do meio local (3º Ano)

Aspetos físicos de Portugal (4º Ano)

  • Trabalhos de pesquisa - recolha, seleção e organização da informação;
  • Discussão, debate, partilha das descobertas;
  • Visita às Relíquias do Rheic das Pedras Ruivas (3º Ano) - atividade do Geoparque;
  • Visita à Zona húmida de S. Simão (4º Ano) - atividade do Geoparque;
  • Percursos pedestres (ecovia da Praia Norte );
  • Elaboração de cartazes, maquetes,…
  • Elaboração de apresentações em power point;
  • Apresentação dos trabalhos na escola - ações de sensibilização, exposições…

3.º Período

À descoberta das inter-relações entre a natureza e a sociedade (3º/4º Ano)

  • Trabalhos de pesquisa - recolha, seleção e organização da informação;
  • Discussão, debate, partilha das descobertas;
  • Visita à Falha das Ínsuas do Lima (3º Ano) - atividade do Geoparque;
  • Visita às Turfeiras das Chãs de Arga (4º Ano) -atividade do Geoparque;
  • Percursos pedestres (a definir);
  • Elaboração de cartazes, maquetes,…
  • Elaboração de apresentações em power point;
  • Apresentação dos trabalhos na escola - ações de sensibilização, exposições…

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

2000€

7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA
  • RECOLHA E REGISTO DE PATRIMÓNIO IMATERIAL

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Agrupamento de Escolas de Barroselas

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Na elaboração desta proposta tivemos em conta os seguintes pressupostos:
  • Integração de todas ou quase todas as disciplinas da matriz curricular do 1º Ciclo, já que a especificidade deste nível de ensino (monodocência) facilita esta abordagem inter e transdisciplinar;
  • Sequencialidade na abordagem dos conteúdos;
  • Integração de atividades do Geoparque.
Nesse sentido, as atividades a desenvolver incluirão:
  • Trabalhos de pesquisa, utilizando diversas fontes, com recurso ao guião de pesquisa em uso na escola (big six) procurando, assim, desenvolver, entre outras, competências no âmbito da literacia da informação;
  • Visitas de estudo (Geoparque), em que os alunos, além de terem a oportunidade de contactar com o património natural e/ou construído, poderão fazer registos in loco (fotos, desenhos…) e, eventualmente recolher elementos naturais (folhas, ramos, pedaços de rochas…) para estudo em contexto de sala de aula; • Debate, discussão e partilha das “descobertas” que os alunos vão fazendo ao longo do processo;
  • Elaboração de cartazes, desenhos, pinturas,trabalhos de modelagem, maquetes…
  • Realização de percursos pedestres incluídos nas propostas do Geoparque;
  • Apresentação dos trabalhos, não apenas em contexto de sala de aula, mas, eventualmente,num âmbito mais alargado (escola, comunidade), através de trabalhos em power point e/ou exposições, publicações …
Nesta proposta privilegiar-se-á a metodologia de trabalho de projeto, recorrendo às técnicas da aprendizagem cooperativa.