Gotinhas em movimento – Educar para Preservar
1. DESTINATÁRIOS
2. DISCIPLINAS
O Projeto será desenvolvido numa lógica de transversalidade, criando-se condições educativas e pedagógicas que viabilizem a abordagem dos vários conteúdos subjacentes à temática “A Água”, de acordo com as lentes das várias disciplinas do currículo.
1.º ao 4.º Ano de escolaridade:
- Estudo do Meio;
- Português;
- Matemática;
- Expressões Artísticas e Físico Motoras;
- Oferta Complementar;
- Inglês.
3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS
- “Água rega, o sol cria”
- “A cada boca sua sopa”
- “Inverno nebuloso, ano famoso”
- “A terra diz: dá-me e eu dar-te-ei”
- “Água de mina ou nascente, fresca de verão e no inverno quente”
- “Muda-te a ti próprio e o mundo mudará”
- A saúde do meu corpo;
- Aspetos físicos do meio;
- Os seres vivos do ambiente próximo;
- Qualidade do ambiente;
- À descoberta dos materiais e objetos.
- Oralidade;
- Leitura e escrita;
- Gramática;
- Educação literária.
- Números e operações;
- Organização e Tratamento de Dados;
- Geometria e Medida.
- Expressões Artísticas - técnicas e materiais;
- Expressões Físico Motoras - jogos.
- TIC;
- Cidadania.
- Léxico e oralidade.
4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)
O desenvolvimento de cada unidade curricular processar-se-á ao longo de uma semana, prevendo-se que cada disciplina possa vir a utilizar a seguinte carga horária:
1º CICLO DO ENSINO BÁSICO:
- Estudo do Meio: 1h e 30m
15% de flexibilização curricular;
- Português: 4h
15% de flexibilização curricular;
- Matemática: 4h
15% de flexibilização curricular;
- Expressões Artísticas e Físico Motoras: 1h ou 2h (conforme a turma esteja ou não envolvida nos projetos “Natação” e “Atletismo”)
15% de flexibilização curricular;
- Oferta Complementar: 1h
15% de flexibilização curricular;
- Inglês: 1h
15% de flexibilização curricular.
5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO
1.º Período
- Outubro:
Unidade curricular “Alimentação”; visita de estudo à Azenha e Museu do Pão, em Outeiro; realização da experiência “Água potável”.
- Novembro:
Unidade curricular “Direitos Humanos/Direitos das Crianças”; realização da experiência “Água potável”.
- Dezembro:
Comunicação de Ciência - sessão de apresentação das experiências realizadas em cada uma das EB envolvidas nos vários anos de escolaridade.
2.º Período
- Janeiro:
Unidade curricular “Inverno”; realização da experiência “Estados da água”.
- Fevereiro:
Unidade curricular “Germinação das Plantas”; realização da experiência “A influência da água na germinação das sementes”.
- Março:
Comunicação de Ciência no Dia da Água (22 de Março), se o calendário escolar o permitir - sessão de apresentação das experiências realizadas em cada uma das EB envolvidas nos vários anos de escolaridade.
3.º Período
- Abril:
Unidade curricular “Meios Aquáticos”; visita de estudo ao CMIA/Parque da Cidade; realização da experiência “A poluição das águas - processos de purificação da água”.
- Maio:
Comunicação de Ciência nos Dias CEL - Dias das Ciências, das Expressões e das Letras - sessão de apresentação das experiências realizadas em cada uma das EB envolvidas nos vários anos de escolaridade.
- Junho:
Unidade curricular “Qualidade do Ambiente” pesquisa sobre a poluição da zona costeira, envolvendo as famílias; realização de uma saída de campo à Praia Norte para proceder a uma jornada de limpeza da praia e a uma caminhada.
6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:
- COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA
8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL
10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA
O presente projeto, “Gotinhas em movimento – educar para preservar”, pretende constituir-se em contributo importante para a institucionalização de procedimentos de reflexão e prática experimental, a partir da grande temática “A Água”, criando condições educativas e pedagógicas que permitam o desenvolvimento de aprendizagens contextualizadas e potencialmente significativas, nomeadamente a criação de um espaço laboratorial em cada Escola Básica do Agrupamento. Implicará 450 crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º CEB. Será implementado transversalmente, com base nos pressupostos do “Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário” do Ministério da Educação, 2016, assumindo-se, deste modo, como indutor de processos de Educação para a Cidadania Global. A operacionalização das várias unidades e subunidades curriculares ocorrerá, assim, provocando o vaivém permanente entre global e local ao nível das múltiplas abordagens disciplinares.
A opção pelo domínio “comunicação de ciência” está intimamente ligada ao conceito de aprendizagem que se defende – a aprendizagem tem que fazer sentido para as crianças, deve ser contextualizada, socialmente necessária e pertinente. Residiu, portanto, no facto de não só se entender que as crianças devem ser construtoras de conhecimento e transformar-se em formadoras dos seus pares como por se considerar imprescindível educar as crianças no sentido do exercício cidadão de partilha social do conhecimento construído.
Em cada período letivo desenvolver-se-ão duas unidades curriculares que envolverão a realização de diversas atividades no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio, Português, Matemática, Expressões Artísticas e Físico Motoras, Oferta Complementar e Inglês. A partir dos temas selecionados e da análise de provérbios alusivos proceder-se-á à sua exploração didática. Neste âmbito, terá sempre lugar uma atividade de trabalho experimental relacionada com “A Água” adaptada às várias idades envolvidas/ano de escolaridade. Terminado o trabalho das duas unidades curriculares haverá lugar à organização de uma atividade de “comunicação de ciência”, o que acontecerá durante uma manhã em cada uma das Escolas participantes. Pretende-se que nestas manhãs de “comunicação de ciência” sejam apresentadas, por ano de escolaridade, experiências realizadas nos dois meses anteriores. Tendo em vista estas apresentações, os alunos trabalharão em grupo e com o apoio dos docentes para construir os materiais necessários, identificando: a experiência em causa; a justificação da sua realização; os seus objetivos; os materiais usados; os procedimentos adotados na sua realização; e as conclusões a que se chegou. Nestes momentos de comunicação interpares haverá lugar a perguntas do auditório aos comunicantes.
Aquando da participação dos alunos do 1.º CEB nos Dias CEL (Dias das Ciências, das Expressões e das Letras) do Agrupamento o tempo/espaço de “comunicação de ciência” terá um caráter mais alargado, pois haverá apresentações interescolas.
O trabalho do ano letivo culminará, por um lado, com uma pesquisa apoiada pelas famílias sobre a poluição costeira, em que se pretende que os alunos realizem uma reportagem fotográfica sobre o estado da costa de Viana do Castelo e registem o observado em relatório específico; por outro, com uma saída de campo/caminhada pela Praia Norte para proceder a uma jornada de recolha de lixo e observação do meio.
Além do previsto realizar, as dinâmicas locais poderão fazer emergir, ao longo do ano letivo, novas atividades associadas à temática em estudo, o que será registado para, oportunamente, ser comunicado.