Gotinhas em movimento – Educar para Preservar

1. DESTINATÁRIOS

18 turmas de alunos do 1º, 2º, 3º e 4º Anos de escolaridade a frequentar as 6 EB1 do Agrupamento.

2. DISCIPLINAS

O Projeto será desenvolvido numa lógica de transversalidade, criando-se condições educativas e pedagógicas que viabilizem a abordagem dos vários conteúdos subjacentes à temática “A Água”, de acordo com as lentes das várias disciplinas do currículo.

1.º ao 4.º Ano de escolaridade:

  • Estudo do Meio;
  • Português;
  • Matemática;
  • Expressões Artísticas e Físico Motoras;
  • Oferta Complementar;
  • Inglês.

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

ALIMENTAÇÃO
  •  “Água rega, o sol cria”
DIREITOS HUMANOS, DIREITOS DAS CRIANÇAS 
  • “A cada boca sua sopa”
INVERNO 
  • “Inverno nebuloso, ano famoso”
GERMINAÇÃO DAS PLANTAS
  • “A terra diz: dá-me e eu dar-te-ei”
MEIOS AQUÁTICOS
  • “Água de mina ou nascente, fresca de verão e no inverno quente”
QUALIDADE DO AMBIENTE
  • “Muda-te a ti próprio e o mundo mudará”
Estudo do Meio:
  • A saúde do meu corpo;
  • Aspetos físicos do meio;
  • Os seres vivos do ambiente próximo;
  • Qualidade do ambiente;
  • À descoberta dos materiais e objetos.
Português:
  • Oralidade;
  • Leitura e escrita;
  • Gramática;
  • Educação literária.
Matemática:
  • Números e operações;
  • Organização e Tratamento de Dados;
  • Geometria e Medida.
Expressões Artísticas e Físico Motoras:
  • Expressões Artísticas - técnicas e materiais;
  • Expressões Físico Motoras - jogos.
Oferta Complementar:
  • TIC;
  • Cidadania.
Inglês:
  • Léxico e oralidade.

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

O desenvolvimento de cada unidade curricular processar-se-á ao longo de uma semana, prevendo-se que cada disciplina possa vir a utilizar a seguinte carga horária:

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO:

  •  Estudo do Meio: 1h e 30m

15% de flexibilização curricular;

  •  Português: 4h

15% de flexibilização curricular;

  • Matemática: 4h

15% de flexibilização curricular;

  • Expressões Artísticas e Físico Motoras: 1h ou 2h (conforme a turma esteja ou não envolvida nos projetos “Natação” e “Atletismo”)

15% de flexibilização curricular;

  • Oferta Complementar: 1h

15% de flexibilização curricular;

  • Inglês: 1h

15% de flexibilização curricular.

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

1.º Período

  • Outubro:

Unidade curricular “Alimentação”; visita de estudo à Azenha e Museu do Pão, em Outeiro; realização da experiência “Água potável”.

  • Novembro:

Unidade curricular “Direitos Humanos/Direitos das Crianças”; realização da experiência “Água potável”.

  • Dezembro:

Comunicação de Ciência - sessão de apresentação das experiências realizadas em cada uma das EB envolvidas nos vários anos de escolaridade.

2.º Período

  • Janeiro:

Unidade curricular “Inverno”; realização da experiência “Estados da água”.

  • Fevereiro:

Unidade curricular “Germinação das Plantas”; realização da experiência “A influência da água na germinação das sementes”.

  • Março:

Comunicação de Ciência no Dia da Água (22 de Março), se o calendário escolar o permitir - sessão de apresentação das experiências realizadas em cada uma das EB envolvidas nos vários anos de escolaridade.

3.º Período

  • Abril:

Unidade curricular “Meios Aquáticos”; visita de estudo ao CMIA/Parque da Cidade; realização da experiência “A poluição das águas - processos de purificação da água”.

  • Maio:

Comunicação de Ciência nos Dias CEL - Dias das Ciências, das Expressões e das Letras - sessão de apresentação das experiências realizadas em cada uma das EB envolvidas nos vários anos de escolaridade.

  • Junho:

Unidade curricular “Qualidade do Ambiente” pesquisa sobre a poluição da zona costeira, envolvendo as famílias; realização de uma saída de campo à Praia Norte para proceder a uma jornada de limpeza da praia e a uma caminhada.

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

2500€

7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

O presente projeto, “Gotinhas em movimento – educar para preservar”, pretende constituir-se em contributo importante para a institucionalização de procedimentos de reflexão e prática experimental, a partir da grande temática “A Água”, criando condições educativas e pedagógicas que permitam o desenvolvimento de aprendizagens contextualizadas e potencialmente significativas, nomeadamente a criação de um espaço laboratorial em cada Escola Básica do Agrupamento. Implicará 450 crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º CEB. Será implementado transversalmente, com base nos pressupostos do “Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário” do Ministério da  Educação, 2016, assumindo-se, deste modo, como indutor de processos de Educação para a Cidadania Global. A operacionalização das várias unidades e subunidades curriculares ocorrerá, assim, provocando o vaivém permanente entre global e local ao nível das múltiplas abordagens disciplinares.

A opção pelo domínio “comunicação de ciência” está intimamente ligada ao conceito de aprendizagem que se defende – a aprendizagem tem que fazer sentido para as crianças, deve ser contextualizada, socialmente necessária e pertinente. Residiu, portanto, no facto de não só se entender que as crianças devem ser construtoras de conhecimento e transformar-se em formadoras dos seus pares como por se considerar imprescindível educar as crianças no sentido do exercício cidadão de partilha social do conhecimento construído.

Em cada período letivo desenvolver-se-ão duas unidades curriculares que envolverão a realização de diversas atividades no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio, Português, Matemática, Expressões Artísticas e Físico Motoras, Oferta Complementar e Inglês. A partir dos temas selecionados e da análise de provérbios alusivos proceder-se-á à sua exploração didática. Neste âmbito, terá sempre lugar uma atividade de trabalho experimental relacionada com “A Água” adaptada às várias idades envolvidas/ano de escolaridade. Terminado o trabalho das duas unidades curriculares haverá lugar à organização de uma atividade de “comunicação de ciência”, o que acontecerá durante uma manhã em cada uma das Escolas participantes. Pretende-se que nestas manhãs de “comunicação de ciência” sejam apresentadas, por ano de escolaridade, experiências realizadas nos dois meses anteriores. Tendo em vista estas apresentações, os alunos trabalharão em grupo e com o apoio dos docentes para construir os materiais necessários, identificando: a experiência em causa; a justificação da sua realização; os seus objetivos; os materiais usados; os procedimentos adotados na sua realização; e as conclusões a que se chegou. Nestes momentos de comunicação interpares haverá lugar a perguntas do auditório aos comunicantes.

Aquando da participação dos alunos do 1.º CEB nos Dias CEL (Dias das Ciências, das Expressões e das Letras) do Agrupamento o tempo/espaço de “comunicação de ciência” terá um caráter mais alargado, pois haverá apresentações interescolas.

O trabalho do ano letivo culminará, por um lado, com uma pesquisa apoiada pelas famílias sobre a poluição costeira, em que se pretende que os alunos realizem uma reportagem fotográfica sobre o estado da costa de Viana do Castelo e registem o observado em relatório específico; por outro, com uma saída de  campo/caminhada pela Praia Norte para proceder a uma jornada de recolha de lixo e observação do meio.

Além do previsto realizar, as dinâmicas locais poderão fazer emergir, ao longo do ano letivo, novas atividades associadas à temática em estudo, o que será registado para, oportunamente, ser comunicado.