Narrar a Terra com Ciência e Arte

1. DESTINATÁRIOS

  • 5º Ano (aproximadamente 40 alunos);
  • 7º Ano (aproximadamente 50 alunos);
  • 9º Ano (aproximadamente 50 alunos);
  • 10º Ano (aproximadamente 40 alunos).

2. DISCIPLINAS

5º Ano
  • Ciências Naturais;
7º Ano 
  • Ciências Naturais,
  • Educação Visual;
9º Ano
  • Físico-Química
  • Educação Visual;
10º Ano
  • Biologia e Geologia,
  • Matemática,
  • Física e Química,
  • Educação Física,
  • Inglês.

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

5º ANO
  • Ciências Naturais:
    • “A água, o ar, as rochas e o solo - materiais terrestres, importância das rochas e dos minerais”;
7º ANO
  • Ciências Naturais:
    • “Dinâmica externa da Terra - compreender a diversidade das paisagens geológicas”;
  • Educação Visual:
    • “Técnicas de representação: qualidades expressivas, elementos estruturais da linguagem plástica e escalas”;
    • “Desenho / Representação linear estruturada”;
9º ANO
  • Físico-Química:
    • “Classificação dos materiais - estrutura atómica”;
  • Educação Visual:
    • “Técnicas de representação: qualidades expressivas, elementos estruturais da linguagem plástica e escalas”;
    • “Desenho / Representação linear estruturada”;
10º ANO
  • Biologia e Geologia:
    • “A Geologia, os geólogos e os seus métodos” - as rochas, arquivos que relatam a história da Terra;
    • “A medida do tempo e a idade da Terra”;
  • Física e Química:
    • “Elementos químicos e sua organização - massa e tamanho dos átomos”;
    • “Energia dos eletrões nos átomos”; Matemática: “Estatística“;
  • Educação Física:
    • “Atividades de exploração da natureza”;
  • Inglês:
    • “Os jovens na era global”.

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

Ciências Naturais:
  • 2 blocos de 90 minutos por período;
Educação Visual:
  • 3 blocos de 90 minutos por período;
Físico-Química (3.º ciclo):
  • 2 blocos de 90 minutos por período;
Biologia e Geologia:
  • 2 blocos de 90 minutos por período;
Física e Química e Educação Física:
  • 2 blocos de 90 minutos no primeiro período letivo;
Matemática:
  • 2 blocos de 90 minutos no terceiro período.
A carga horária global estimada, representa aproximadamente 6% da carga horária total no ensino secundário e aproximadamente 15% no ensino básico. Contudo, pode ocorrer a flexibilização de aproximadamente 0,8% da carga global estimada de acordo com os conteúdos das disciplinas.

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

1.º Período
  • 5.ºAno (turmas A e B) - realização de trabalhos sobre a importância do caulino (sedimentar e residual) e a argila vermelha como principais matérias-primas exploradas na bacia de Alvarães.
  • 7.º Ano (turmas A e B) - saída de campo às Barreiras de Vila Fria - Alvarães; Registo fotográfico e representação linear estruturada como base interpretativa do meio envolvente.
  • 10.º Ano (turmas A e B) - saída de campo às Barreiras de Vila Fria - Alvarães e recolha de amostras representativas dos recursos minerais (argilas, areias e cascalho) e granosseleção das amostras para posterior tratamento estatístico.
2.º Período
  • 5.º Ano (turmas A e B) - exposição dos trabalhos realizados.
  • 7.º Ano (turmas A e B) - Representação esquemática das paisagens geológicas fotografadas.
  • 9.º Ano (turmas A e B) - realização de trabalhos sobre os isótopos.
  • 10.º Ano (turmas A e B) - Duas visitas por turma ao laboratório de processamento de amostras em sedimentologia.
3.º Período
  • 7.º Ano (turmas A e B) - Apresentação à comunidade educativa dos trabalhos realizados sobre as paisagens geológicas.
  • 9.º Ano (turmas A e B) - exposição dos trabalhos realizados.
  • 10.º Ano (turmas A e B) - Duas visitas por turma ao laboratório de comunicação de ciência.
 

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

600€

7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • Comunicação de Ciência;
  • Sessões de divulgação científica à comunidade;
  • Conservação de amostras pedagógicas e científicas;
  • Estudos de apoio à interpretação dos paleoambientes;
  • Estudos de apoio à interpretação à paleodiversidade;
  • Estudos apoiados em sondagens da crosta terrestre;
  • Monitorização e interpretação de processos dinâmicos;
  • Preparação de amostras para datação absoluta.

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Colégio do Minho

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

As duas turmas do 5.º ano realizarão, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, trabalhos sobre a importância do caulino (sedimentar e residual) e a argila vermelha como as principais matérias-primas exploradas na bacia de Alvarães e identificarão as suas aplicações tanto decorativas como utilitárias. As duas turmas do 7.º ano realizarão, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual, numa primeira fase, uma saída de campo a Vila Fria - Alvarães (duração de uma manhã), onde os alunos terão a oportunidade de concretizar as seguintes ações: interpretar paisagens geológicas; observar fósseis (troncos fósseis) e reconhecer a sua importância na reconstituição da história da Terra; efetuar registos fotográficos e representar/desenhar as observações efetuadas com base interpretativa do meio envolvente.

Numa fase posterior, serão realizadas várias atividades: interpretação dos paleoambientes, representação esquemática das paisagens geológicas fotografadas, datação relativa com base nas imagens recolhidas. As duas turmas do 10.º ano realizarão, na disciplina de Biologia e Geologia e Educação Física, uma saída de campo às portas do Neiva - depósitos de Alvarães. Na presença de um guia, realizarão um percurso pedestre (exploração da natureza), para reconhecimento dos depósitos e terão acesso à respetiva explicação da génese dos mesmos. Posteriormente, farão a recolha de amostras dos depósitos para posterior granosseleção e preparação das mesmas para datação absoluta. Será ainda dada a oportunidade aos alunos de efetuarem estudos apoiados em sondagens da crosta terrestre. Assim, será utilizada a rede escolar de ciência e apoio à investigação científica, nomeadamente, o laboratório de sondagem mecânica e geofísica. A nível da disciplina de Ma - temática, terão a possibilidade de fazer o tratamento estatístico dos sedimentos (argilas e areias) em função da sua granulometria e densidade.

No laboratório de processamento de amostras em sedimentologia, serão exploradas as seguintes potencialidades: caracterização sedimentológica de paleoambientes, preparação de amostras para datação absoluta e separação minerológica por densidade e lavagem ácida de minerais. No laboratório de Comunicação de Ciência, será apresentado o processo sequencial da preparação das amostras para datação absoluta.

A par destas atividades, serão realizadas, na disciplina de Física e Química, uma revisão do conceito de isótopo, em particular, o isótopo carbono-14, e decaimento radioativo e a abordagem teórica, subjacente às metas curriculares em vigor, sobre espetros de emissão e de absorção na região do visível (OSL). Na disciplina de Inglês os alunos terão oportunidade de refletir e dialogar sobre valores, atitudes e comportamentos a ter na preservação de geossítios e do património em geral.