Narrar a Terra com Ciência e Arte
1. DESTINATÁRIOS
- 5º Ano (aproximadamente 40 alunos);
- 7º Ano (aproximadamente 50 alunos);
- 9º Ano (aproximadamente 50 alunos);
- 10º Ano (aproximadamente 40 alunos).
2. DISCIPLINAS
- Ciências Naturais;
- Ciências Naturais,
- Educação Visual;
- Físico-Química
- Educação Visual;
- Biologia e Geologia,
- Matemática,
- Física e Química,
- Educação Física,
- Inglês.
3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS
- Ciências Naturais:
- “A água, o ar, as rochas e o solo - materiais terrestres, importância das rochas e dos minerais”;
- Ciências Naturais:
- “Dinâmica externa da Terra - compreender a diversidade das paisagens geológicas”;
- Educação Visual:
- “Técnicas de representação: qualidades expressivas, elementos estruturais da linguagem plástica e escalas”;
- “Desenho / Representação linear estruturada”;
- Físico-Química:
- “Classificação dos materiais - estrutura atómica”;
- Educação Visual:
- “Técnicas de representação: qualidades expressivas, elementos estruturais da linguagem plástica e escalas”;
- “Desenho / Representação linear estruturada”;
- Biologia e Geologia:
- “A Geologia, os geólogos e os seus métodos” - as rochas, arquivos que relatam a história da Terra;
- “A medida do tempo e a idade da Terra”;
- Física e Química:
- “Elementos químicos e sua organização - massa e tamanho dos átomos”;
- “Energia dos eletrões nos átomos”; Matemática: “Estatística“;
- Educação Física:
- “Atividades de exploração da natureza”;
- Inglês:
- “Os jovens na era global”.
4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)
- 2 blocos de 90 minutos por período;
- 3 blocos de 90 minutos por período;
- 2 blocos de 90 minutos por período;
- 2 blocos de 90 minutos por período;
- 2 blocos de 90 minutos no primeiro período letivo;
- 2 blocos de 90 minutos no terceiro período.
5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO
- 5.ºAno (turmas A e B) - realização de trabalhos sobre a importância do caulino (sedimentar e residual) e a argila vermelha como principais matérias-primas exploradas na bacia de Alvarães.
- 7.º Ano (turmas A e B) - saída de campo às Barreiras de Vila Fria - Alvarães; Registo fotográfico e representação linear estruturada como base interpretativa do meio envolvente.
- 10.º Ano (turmas A e B) - saída de campo às Barreiras de Vila Fria - Alvarães e recolha de amostras representativas dos recursos minerais (argilas, areias e cascalho) e granosseleção das amostras para posterior tratamento estatístico.
- 5.º Ano (turmas A e B) - exposição dos trabalhos realizados.
- 7.º Ano (turmas A e B) - Representação esquemática das paisagens geológicas fotografadas.
- 9.º Ano (turmas A e B) - realização de trabalhos sobre os isótopos.
- 10.º Ano (turmas A e B) - Duas visitas por turma ao laboratório de processamento de amostras em sedimentologia.
- 7.º Ano (turmas A e B) - Apresentação à comunidade educativa dos trabalhos realizados sobre as paisagens geológicas.
- 9.º Ano (turmas A e B) - exposição dos trabalhos realizados.
- 10.º Ano (turmas A e B) - Duas visitas por turma ao laboratório de comunicação de ciência.
6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:
- Comunicação de Ciência;
- Sessões de divulgação científica à comunidade;
- Conservação de amostras pedagógicas e científicas;
- Estudos de apoio à interpretação dos paleoambientes;
- Estudos de apoio à interpretação à paleodiversidade;
- Estudos apoiados em sondagens da crosta terrestre;
- Monitorização e interpretação de processos dinâmicos;
- Preparação de amostras para datação absoluta.
8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL
10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA
As duas turmas do 5.º ano realizarão, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, trabalhos sobre a importância do caulino (sedimentar e residual) e a argila vermelha como as principais matérias-primas exploradas na bacia de Alvarães e identificarão as suas aplicações tanto decorativas como utilitárias. As duas turmas do 7.º ano realizarão, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual, numa primeira fase, uma saída de campo a Vila Fria - Alvarães (duração de uma manhã), onde os alunos terão a oportunidade de concretizar as seguintes ações: interpretar paisagens geológicas; observar fósseis (troncos fósseis) e reconhecer a sua importância na reconstituição da história da Terra; efetuar registos fotográficos e representar/desenhar as observações efetuadas com base interpretativa do meio envolvente.
Numa fase posterior, serão realizadas várias atividades: interpretação dos paleoambientes, representação esquemática das paisagens geológicas fotografadas, datação relativa com base nas imagens recolhidas. As duas turmas do 10.º ano realizarão, na disciplina de Biologia e Geologia e Educação Física, uma saída de campo às portas do Neiva - depósitos de Alvarães. Na presença de um guia, realizarão um percurso pedestre (exploração da natureza), para reconhecimento dos depósitos e terão acesso à respetiva explicação da génese dos mesmos. Posteriormente, farão a recolha de amostras dos depósitos para posterior granosseleção e preparação das mesmas para datação absoluta. Será ainda dada a oportunidade aos alunos de efetuarem estudos apoiados em sondagens da crosta terrestre. Assim, será utilizada a rede escolar de ciência e apoio à investigação científica, nomeadamente, o laboratório de sondagem mecânica e geofísica. A nível da disciplina de Ma - temática, terão a possibilidade de fazer o tratamento estatístico dos sedimentos (argilas e areias) em função da sua granulometria e densidade.
No laboratório de processamento de amostras em sedimentologia, serão exploradas as seguintes potencialidades: caracterização sedimentológica de paleoambientes, preparação de amostras para datação absoluta e separação minerológica por densidade e lavagem ácida de minerais. No laboratório de Comunicação de Ciência, será apresentado o processo sequencial da preparação das amostras para datação absoluta.
A par destas atividades, serão realizadas, na disciplina de Física e Química, uma revisão do conceito de isótopo, em particular, o isótopo carbono-14, e decaimento radioativo e a abordagem teórica, subjacente às metas curriculares em vigor, sobre espetros de emissão e de absorção na região do visível (OSL). Na disciplina de Inglês os alunos terão oportunidade de refletir e dialogar sobre valores, atitudes e comportamentos a ter na preservação de geossítios e do património em geral.