O Homem no seu Tempo e no seu Lugar
1. DESTINATÁRIOS
2. DISCIPLINAS
- História;
- Animação e Marketing Turístico;
- Economia e Gestão Turística;
- Área de Integração.
3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS
- O animador turístico: perfil e funções;
- A animação turística no âmbito do turismo de natureza.
- Artes e ofícios;
- Qualidade de vida e bem estar;
- Desequilíbrios regionais.
- Análise SWOT;
- Execução financeira de projetos.
- Potencialidades da animação na região;
- Plano de animação turística;
- Plano de marketing.
- Atrações turísticas;
- Atividades recreativas e de entretenimento.
- Uso dos tempos livres, atividades de lazer e práticas culturais das gentes do Litoral Norte.
- A expressão corporal - dramatizações, jogos tradicionais e atividades lúdicas;
- A expressão oral - tradições, canções, expressões populares, ditados, provérbios.
4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)
As disciplinas envolvidas contribuirão com 20% da sua carga horária global:
História, Animação e Marketing Turístico:
- 20 em 100 horas previstas;
Economia e Gestão Turística:
- 15 em 75 horas previstas;
Área de Integração:
- 12 em 60 horas previstas.
5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO
- Visita guiada aos geossítios para conhecimento das realidades locais (Unidades curriculares 2,4,5 e 6).
- Divisão dos alunos por grupos de trabalho e atribuição de um geossítio de acordo com a localização/ proximidade e interesse/ pertinência.
- Planificação das visitas por grupos e por geossítios: calendarização, metodologia de recolha, recursos, estabelecimento de contactos (Unidades curriculares 2,4,5 e 6).
- Visitas por grupos aos locais predefinidos para recolha e registo do Património Imaterial em formato áudio, vídeo, fotográfico (Unidades curriculares 1, 2,4,5, 6 e 7).
- Tratamento dos dados recolhidos.
- Conclusão do tratamento de dados;
- Divulgação do trabalho efetuado junto da comunidade educativa através de:
- exposições;
- vídeos;
- publicações;
- dramatizações
(Unidades curriculares 1 e 7)
6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:
- RECOLHA E REGISTO DE PATRIMÓNIO IMATERIAL
8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL
10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Tendo em conta que a dimensão humana é indissociável da natureza e que o conhecimento da realidade e das práticas sócio-ambientais permitirá difundir o ideal da sustentabilidade tão necessário ao presente como às gerações futuras, a nossa proposta tem como objetivo a recolha e o registo da memória coletiva, da identidade dos lugares, isto é, do Património Imaterial dos Geossítios, para que possamos devolvê-lo a todos nós e a todos os que nos visitam.
Os alunos farão a recolha desse património (usos; tradições, lendas, contos, mitos, canções, gastronomia, trajes e artes e ofícios) de acordo com o Kit do DGPCMatriz PCI. Pretende-se que, no segundo ano de implementação do projeto, os alunos apresentem propostas de divulgação turística do Geoparque no âmbito das Provas de Aptidão Profissional, PAP.