O Maravilhoso Mundo da Areia
1. DESTINATÁRIOS
Alunos dos 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 7º , 10º, 11º e 12º Anos do Agrupamento de Escolas de Monserrate (cerca de 600 alunos).
2. DISCIPLINAS
1º Ano
- Estudo do Meio;
- Expressão Plástica;
- Português;
- Expressão Físico-Motora.
- Estudo do Meio;
- Expressão Plástica;
- Português;
- Expressão Físico-Motora.
- Estudo do Meio;
- Expressão Plástica;
- Português;
- Expressão Físico-Motora.
- Estudo do Meio;
- Expressão Plástica;
- Português;
- Expressão Físico-Motora.
- Ciências Naturais.
- Biologia e Geologia;
- Física e Química A.
- Análises Químicas;
- Química Aplicada.
3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS
1º Ciclo
- 1.º, 2.º, 3.º e 4.º Anos - À descoberta do meio natural:
- Aspetos físicos do meio local;
- O contacto entre a Terra e o Mar;
- Ação do mar sobre a costa.
- 1.º, 2.º, 3.º e 4.º Anos - À descoberta dos materiais e objetos:
- Conhecimento das rochas existentes no ambiente próximo e identificação de algumas das suas caraterísticas como a cor, textura, dureza;
- Conhecimento e manipulação de equipamento científico;
- Identificação de diferentes sedimentos com base na cor, composição e forma dos grãos de areia;
- Uso da areia como material natural para exploração, manipulação e transformação de materiais.
- 7º Ano Ciências Naturais - Dinâmica externa da Terra:
- A diversidade das paisagens geológicas;
- Minerais como unidades básicas das rochas;
- Formação das rochas sedimentares.
- 11º Ano Física e Química A - Mineralização das águas e processo de dissolução:
- Processo de dissolução de sais na água do mar.
- 11º Ano de Biologia e Geologia- Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestes:
- Formação e classificação das rochas sedimentares.
- 12º Ano Análises Químicas:
- Análise de substâncias;
- Parâmetros físicos “in situ” e amostragem de águas.
- 12º Ano Química Aplicada:
- Identificação de substâncias, análises físico-química e microbiológicas.
4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)
1º Ciclo:
- Estudo do Meio 1º,2º,3º e 4º Anos - 6h
Percentagem da carga letiva anual - 6%
- Português 1º,2º,3º e 4º Anos - 6h
Percentagem da carga letiva anual - 3%
- Expressão Plástica 1º,2º,3º e 4º Anos - 6h
Percentagem da carga letiva anual - 7%
- Expressão Físico Motora 1º,2º,3º e 4º Anos - 6h
Percentagem da carga letiva anual - 7%
3º Ciclo:
- Ciências Naturais - 12h
Percentagem da carga letiva anual - 10%
Secundário:
- Física e Química A 11º Ano - 6h
Percentagem da carga letiva anual - 3 a 5%
- Biologia e Geologia 11º Ano - 6h
Percentagem da carga letiva anual - 3 a 5%
- Análises Químicas 12º Anos - 9h
Percentagem da carga letiva anual - 5%
- Química Aplicada 12º Ano - 6h
Percentagem da carga letiva anual - 5%
5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO
1.º Período
- 1º Ciclo - Pesquisa com e na biblioteca escolar;
- 1º e 3º Ciclos - Aprendizagem das técnicas de recolha de amostras. Utilização do Laboratório de Comunicação em Ciência.
- 1º e 3º Ciclos - Saídas de campo com recolha das amostras de água e de areia a diferentes profundidades e sua localização. Utilização do Laboratório de Sondagem Mecânica e Geofísica;
- Secundários - Estudo da granulometria. Utilização do Laboratório de Processamento de Amostras em Sedimentologia;
- 1º e 3º ciclos e Secundário - Observação das amostras. Utilização do Laboratório de Microscopia e de Petrografia;
- Secundário - Utilização dos Laboratórios de Química da ESM para análise dos micro-organismos das águas recolhidas.
- 1º Ciclo - Exposição de trabalhos na sede do Agrupamento. Utilização do Laboratório de Comunicação em Ciência;
- Secundário - Utilização dos Laboratórios de Química da ESM para a determinação da salinidade das águas das praias;
- Secundário - Catalogação das amostras analisadas. Utilização da Litoteca Municipal;
- 1º e 3º Ciclos e Secundário - Publicação dos resultados obtidos na página do Agrupamento. Utilização do Laboratório de Comunicação em Ciência.
6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
2500€
7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:
- Comunicação de ciência;
- Sessões de divulgação científica à comunidade;
- Conservação de amostras pedagógicas e científicas;
- Estudos de apoio à interpretação dos paleoambientes;
- Estudos de apoio à interpretação à paleodiversidade;
- Estudos apoiados em sondagens da crosta terrestre;
- Monitorização e interpretação de processos dinâmicos;
- Preparação de amostras para datação absoluta.
8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL
Agrupamento de Escolas de Monserrate
10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA
A areia é, sem dúvida, um dos materiais que os alunos mais gostam de manipular, sendo uma fonte inesgotável de brincadeiras. O conhecimento empírico que a criança tem sobre a areia pode e deve ser complementado com um conhecimento científico sobre a mesma. Para se promover essa complementaridade poder-se-ão colocar algumas questões, tais como:
- O que é a areia?
- De onde vem a areia?
- Por que razão tem a areia cores e texturas diferentes?
- Qual a sua utilidade?
- Qual a sua composição?
- Como é extraída?
- Pesquisa na biblioteca escolar, em casa e com a família de informação que permita responder às questões colocadas;
- Recolha de informação pertinente de uma seleção de textos;
- Construção de um mapa conceptual sobre a areia;
- Preparação de visitas de campo/ proposta pedagógica do Geoparque;
- Visita de campo - visita a praias, dunas…, recolha de amostras para análise, reportagem fotográfica;
- Análise das amostras: identificação da cor, textura, ta - manho, forma, composição;
- Coleção de areias; · Possibilidade de recolher diferentes amostras de areia de outros pontos do país;
- Com a areia realizar um projeto “artístico” para expor (textos - diferentes tipologias -, esculturas, pinturas, fo - tografias, vídeos,...)
- Laboratório de Sondagem Mecânica e Geofísica - recolha de areias a diferentes profundidades.
- Laboratório de Processamento de Amostras em Sedimentologia - estudo da granulometria.
- Laboratório de Microscopia e de Petrografia - observação à lupa para identificação dos mate - riais constituintes, forma dos grãos (esfericidade) / grau de rolamento e brilho e estado da superfície. - Litoteca Municipal - coleção de amostras.
- Laboratórios de Química da ESM - análise da salinidade e dos micro-organismos.
- Laboratório de Comunicação em Ciência - metodologia da recolha das amostras. Divulgação dos resultados obtidos