O nosso Património com Criatividade e Imaginação

1. DESTINATÁRIOS

3º, 5º e 7º Ano

2. DISCIPLINAS

3º Ano
  • Português,
  • Estudo do Meio,
  • Expressão Artística;
5º Ano
  • Ciências Naturais,
  • História e Geografia de Portugal,
  • Matemática,
  • Formação Cívica,
  • Educação Visual e Educação Tecnológica;
7º Ano
  • Física e Química.

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

3º ANO
  • Português
    •  Pesquisa e registo de informação;
    • Textos narrativos/expositivos/informativos;
  • Estudo do Meio
    • À descoberta do ambiente natural;
    • Identificar formas de relevo e os aspetos da costa;
  • Educação Artística
    • Desenho, cor, pintura, textura e padrão;
5º ANO
  • Ciências Naturais
    • A água, o ar, as rochas e o solo: importância das rochas, materiais terrestres;
  • História e Geografia de Portugal
    • Portugal no século XIII;
    • A vida nos senhorios;
    • Portugal no pós Reconquista Cristã;
  • Formação Cívica
    • Educação para a cidadania;
  • Educação Visual e Educação Tecnológica
    • Cor, pintura e geometria;
  • Matemática
    • Construção de triângulos;
    • Área do triângulo;
    • Critérios de igualdade de triângulos;
 7º ANO
  • Física e Química
    • Energias.

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

3º ANO:
  • Português (12 horas anuais - equivalente a 4% da carga horária anual);
  • Estudo do Meio (6 horas anuais - equivalente a 3% da carga letiva anual);
  • Expressão Artística (4 horas anuais - equivalente a 11% da carga letiva anual);
5º ano:
  • Ciências Naturais (12 tempos letivos - equivalente a 12% da carga letiva anual);
  • Matemática (6 tempos letivos - equivalente a 3% da carga letiva anual);
  • História e Geografia de Portugal (3 tempos letivos - equivalente a 3% da carga letiva anual);
  • Formação Cívica (1 tempo letivo - equivalente a 2% da carga letiva anual);
  • Educação Visual (12 tempos letivos - equivalente a 12% da carga letiva anual);
  • Educação Tecnológica (9 tempos letivos - equivalente a 23% da carga letiva anual);
7º ano:
  • Física e Química (6 tempos letivos - equivalente a 6% da carga letiva anual).

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

1.º Período
  • 3º Ano - deslocação ao moinho, com orientação de um guia, e às pias salineiras da costa e dos pesqueiros.
  • 5º Ano - deslocação ao moinho, com guia, às pias salineiras da costa e dos pesqueiros e recolha de amostras de mão (rochas existentes no local).
2.º Período
  • 3º Ano - recolha de lendas e narrativas populares (sobre os moinhos) na Biblioteca Municipal. Entrevista a populares locais sobre a utilização e importância das pias salineiras.
  • 5º Ano - observação de lâminas delgadas sobre as rochas locais ao microscópio petrográfico no laboratório.
  • 3º/5º Ano - início dos trabalhos de elaboração/construção e pintura das velas para o moinho.
  • 5º Ano - sessão de esclarecimento sobre a importância das energias renováveis (nomeadamente a energia eólica)
3.º Período
  • 3º/5º Ano - continuação dos trabalhos de pintura das velas para o moinho. “Construção” de uma tela expositiva com o material recolhido e analisado pelos alunos com as conclusões do seu trabalho de pesquisa.
  • 7º Ano - sessão de esclarecimento sobre a importância das energias renováveis (nomeadamente a energia eólica).
 

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

1200€

7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • Comunicação de ciência;
  • Sessões de divulgação científica à comunidade;
  • Recolha e registo de património imaterial;
  • Conservação de amostras pedagógicas e científicas;
  • Estudos de apoio à interpretação dos paleoambientes.

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Colégio do Minho

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Durante o primeiro período, em data a combinar, os alunos do 3º e 5º ano deslocar-se-ão ao local, sito “Praia do Canto Marinho”, em Carreço, com o objetivo de conhecer o local e a realidade onde será aplicado o trabalho proposto. Antes da visita guiada, em sala de aula, será feito um enquadramento histórico dos moinhos, das pias salineiras da costa e dos pesqueiros, bem como da sua utilidade. Os alunos do 5º ano farão a recolha das amostras de mão que serão posteriormente observadas.

No decorrer do segundo período, o trabalho intensificar-se-á, dando seguimento ao proposto na tabela. Os alunos do 3º ano deslocar-se-ão à Biblioteca Municipal com o objetivo de fazer a recolha de lendas e narrativas sobre os moinhos e pias salineiras da costa e dos pesqueiros. Todos os trabalhos escritos recolhidos serão alvo de tratamento e análise nas aulas de Português e Estudo do Meio. O 5º ano deslocar-se-á ao labora - tório com o objetivo de fazer a observação das lâminas delgadas. As turmas do 3º e 5º ano terão uma ação explicativa (de forma resumida) sobre a importância e a aplicação das energias renováveis (nomeadamente a energia eólica). Durante este período, será iniciado o trabalho de construção das velas (com trabalho na área de Matemática para construção de triângulos) e pin - tura dos mesmos. Ao longo do terceiro período, será dada continuidade à pintura e construção das velas. Serão também enviados para uma empresa (a definir) os trabalhos explorados pelos alunos do 3º ano para que estes possam ser devidamente trabalhados e impressos em tela publicitária, a colocar junto ao moinho e às pias salineiras da costa e dos pesqueiros com uma vela. Os alunos do 7º ano terão uma sessão de esclarecimento/sensibilização adaptada à respetiva faixa etária, sobre a importância e a aplicação das energias renováveis. Sempre que se considere pertinente, o tema será abordado nas diferentes áreas disciplinares envolvidas neste projeto.