O nosso Património com Criatividade e Imaginação
1. DESTINATÁRIOS
2. DISCIPLINAS
- Português,
- Estudo do Meio,
- Expressão Artística;
- Ciências Naturais,
- História e Geografia de Portugal,
- Matemática,
- Formação Cívica,
- Educação Visual e Educação Tecnológica;
- Física e Química.
3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS
- Português
- Pesquisa e registo de informação;
- Textos narrativos/expositivos/informativos;
- Estudo do Meio
- À descoberta do ambiente natural;
- Identificar formas de relevo e os aspetos da costa;
- Educação Artística
- Desenho, cor, pintura, textura e padrão;
- Ciências Naturais
- A água, o ar, as rochas e o solo: importância das rochas, materiais terrestres;
- História e Geografia de Portugal
- Portugal no século XIII;
- A vida nos senhorios;
- Portugal no pós Reconquista Cristã;
- Formação Cívica
- Educação para a cidadania;
- Educação Visual e Educação Tecnológica
- Cor, pintura e geometria;
- Matemática
- Construção de triângulos;
- Área do triângulo;
- Critérios de igualdade de triângulos;
- Física e Química
- Energias.
4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)
- Português (12 horas anuais - equivalente a 4% da carga horária anual);
- Estudo do Meio (6 horas anuais - equivalente a 3% da carga letiva anual);
- Expressão Artística (4 horas anuais - equivalente a 11% da carga letiva anual);
- Ciências Naturais (12 tempos letivos - equivalente a 12% da carga letiva anual);
- Matemática (6 tempos letivos - equivalente a 3% da carga letiva anual);
- História e Geografia de Portugal (3 tempos letivos - equivalente a 3% da carga letiva anual);
- Formação Cívica (1 tempo letivo - equivalente a 2% da carga letiva anual);
- Educação Visual (12 tempos letivos - equivalente a 12% da carga letiva anual);
- Educação Tecnológica (9 tempos letivos - equivalente a 23% da carga letiva anual);
- Física e Química (6 tempos letivos - equivalente a 6% da carga letiva anual).
5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO
- 3º Ano - deslocação ao moinho, com orientação de um guia, e às pias salineiras da costa e dos pesqueiros.
- 5º Ano - deslocação ao moinho, com guia, às pias salineiras da costa e dos pesqueiros e recolha de amostras de mão (rochas existentes no local).
- 3º Ano - recolha de lendas e narrativas populares (sobre os moinhos) na Biblioteca Municipal. Entrevista a populares locais sobre a utilização e importância das pias salineiras.
- 5º Ano - observação de lâminas delgadas sobre as rochas locais ao microscópio petrográfico no laboratório.
- 3º/5º Ano - início dos trabalhos de elaboração/construção e pintura das velas para o moinho.
- 5º Ano - sessão de esclarecimento sobre a importância das energias renováveis (nomeadamente a energia eólica)
- 3º/5º Ano - continuação dos trabalhos de pintura das velas para o moinho. “Construção” de uma tela expositiva com o material recolhido e analisado pelos alunos com as conclusões do seu trabalho de pesquisa.
- 7º Ano - sessão de esclarecimento sobre a importância das energias renováveis (nomeadamente a energia eólica).
6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:
- Comunicação de ciência;
- Sessões de divulgação científica à comunidade;
- Recolha e registo de património imaterial;
- Conservação de amostras pedagógicas e científicas;
- Estudos de apoio à interpretação dos paleoambientes.
8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL
10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Durante o primeiro período, em data a combinar, os alunos do 3º e 5º ano deslocar-se-ão ao local, sito “Praia do Canto Marinho”, em Carreço, com o objetivo de conhecer o local e a realidade onde será aplicado o trabalho proposto. Antes da visita guiada, em sala de aula, será feito um enquadramento histórico dos moinhos, das pias salineiras da costa e dos pesqueiros, bem como da sua utilidade. Os alunos do 5º ano farão a recolha das amostras de mão que serão posteriormente observadas.
No decorrer do segundo período, o trabalho intensificar-se-á, dando seguimento ao proposto na tabela. Os alunos do 3º ano deslocar-se-ão à Biblioteca Municipal com o objetivo de fazer a recolha de lendas e narrativas sobre os moinhos e pias salineiras da costa e dos pesqueiros. Todos os trabalhos escritos recolhidos serão alvo de tratamento e análise nas aulas de Português e Estudo do Meio. O 5º ano deslocar-se-á ao labora - tório com o objetivo de fazer a observação das lâminas delgadas. As turmas do 3º e 5º ano terão uma ação explicativa (de forma resumida) sobre a importância e a aplicação das energias renováveis (nomeadamente a energia eólica). Durante este período, será iniciado o trabalho de construção das velas (com trabalho na área de Matemática para construção de triângulos) e pin - tura dos mesmos. Ao longo do terceiro período, será dada continuidade à pintura e construção das velas. Serão também enviados para uma empresa (a definir) os trabalhos explorados pelos alunos do 3º ano para que estes possam ser devidamente trabalhados e impressos em tela publicitária, a colocar junto ao moinho e às pias salineiras da costa e dos pesqueiros com uma vela. Os alunos do 7º ano terão uma sessão de esclarecimento/sensibilização adaptada à respetiva faixa etária, sobre a importância e a aplicação das energias renováveis. Sempre que se considere pertinente, o tema será abordado nas diferentes áreas disciplinares envolvidas neste projeto.