Os sedimentos e o passado e o presente das rochas
1. DESTINATÁRIOS
- Todos os alunos das turmas do 7º Ano, previsivelmente 5 turmas, da escola EB 23 Frei Bartolomeu dos Mártires – 100 a 125 alunos;
- Todos os alunos das turmas de Ciências e Tecnologias do 11º Ano, inscritos à disciplina de Biologia e Geologia, previsivelmente 5 turmas – 100 a 125 alunos.
2. DISCIPLINAS
- 7º Ano - Ciências Naturais;
- 11º Ano - Biologia e Geologia
3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS
- Dinâmica externa da Terra / A Terra conta a sua história;
- Geologia, Problemas e Materiais do quotidiano;
- Ocupação antrópica e problemas de ordenamento;
- Rochas Sedimentares.
4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)
7º ANO:
8 tempos de 45 minutos;
9% da carga horária global da disciplina.
11º ANO:
9 tempos de 45 minutos;
5% da carga horária global da disciplina.
5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO
- 7º ano (3 tempos de 45 minutos);
- 7º ano (3 tempos de 45 minutos);
- 11º ano (6 tempos de 45 minutos);
- 7º ano (2 tempos de 45 minutos);
- 11º ano (3 tempos de 45 minutos);
6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:
- Comunicação de ciência;
- Estudos de apoio à interpretação dos paleoambientes;
- Monitorização e interpretação de processos dinâmicos;
- Estudos baseados em fotografia aérea.
8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL
10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Esta candidatura integra-se no projeto curricular do agrupamento “Mar Maior”, cartão de identidade do agrupamento, que, de forma articulada e transversal, convoca saberes e competências na construção e comunicação do conhecimento do mar - intrinsecamente ligado ao nosso território e cultura e que se pretende que seja, também, um território de Ciência.
Globalmente, a proposta visa desenvolver a capacidade investigativa- saber ciência e saber fazer ciência - e as dinâmicas do trabalho cooperativo e colaborativo nos nossos alunos, pretendendo-se deste modo desenvolver competências no domínio da literacia científica e no domínio da educação para a cidadania. A Geologia, face ao seu caráter sincrético, permite, através da realização de atividades de campo atingir estes objetivos de uma forma enriquecedora e motivadora para os alunos.
Relativamente à disciplina de Ciências Naturais 7º ano esta propostas enquadra-se nas seguintes metas do seu programa curricular:
- Explicar as fases de formação da maior parte das rochas sedimentares;
- Associar algumas características das areias a diferentes tipos de ambientes, com base numa atividade prática laboratorial;
- Caracterizar ambientes geológicos passados, através de uma atividade prática de campo.
A nível dos conteúdos concetuais do programa do 11º ano destacam-se os seguintes:
- Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - Zonas costeiras;
- Principais etapas de formação das rochas sedimentares. Rochas sedimentares. As rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra.
No 7º ano, a interdisciplinaridade com a disciplina de Geografia é necessária e proveitosa uma vez que nesta área disciplinar se abordam temáticas como a “Dinâmica das Bacias hidrográficas”, a “Evolução da linha de costa”, “Erosão do litoral” e “Tipos de costa”.
No tratamento estatístico dos resultados necessariamente ocorrerá interdisciplinaridade com a disciplina de Matemática para que os alunos possam realizar e entender os resultados obtidos.
A estatística é conteúdo curricular da disciplina de Ma - temática do 10º ano e no 11º os alunos precisarão somente de relembrar os conceitos já lecionados.