Rede Escolar de Ciência destacada pelo Ministro da Educação no Fórum Nacional Clubes de Ciência Viva na Escola

Janeiro 25, 2021

No dia 23 de janeiro, teve lugar o 1.º Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola numa emissão online (disponível em http://www.clubescienciaviva.virtualarena.pt/).

Esta iniciativa foi levada a cabo pela Ciência Viva e pela Direção-Geral da Educação e pretendeu celebrar o trabalho que vem sendo desenvolvido, desde 2018, nos Clubes Ciência Viva na Escola.

Os Clubes de Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas. Estes espaços envolvem toda a comunidade educativa no exercício da ciência, promovem a literacia científica e favorecem o ensino experimental das ciências. Resultam de parcerias sólidas com Universidades, Centros de Investigação, Museus, Centros de Ciência, Empresas, Associações e ONG’s o que fomenta a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade.

Esteve presente neste fórum o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues que destacou a Rede Escolar de Ciência e Apoio à Investigação Científica, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, como inspiração para a criação da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.

Foi ainda exibida uma reportagem produzida no Laboratório de Processamento de Amostras em Sedimentologia da Rede Escolar de Ciência, instalado no Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, que apresenta o Clube Ciência Viva deste agrupamento e as potencialidades deste laboratório.