Setembro 22, 2021

Foi publicado, no início deste mês, o guia “Serviços Educativos – Recursos presenciais e não presenciais / Ano Letivo 2021 – 2022” do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, no qual poderá encontrar a oferta educativa do Geoparque de Viana do Castelo. Este guia de ofertas segue os Programas e Metas Curriculares da Direção-Geral da Educação (DGE) visando docentes e alunos de vários níveis de ensino.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal é uma iniciativa promovida pela Direção Geral de Energia e Geologia – DGEG, do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, e pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA – EDM e de trinta e oito outras entidades, entre eles a Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Geoparque Litoral de Viana do Castelo, os geoparques nacionais, Centros de Ciência Viva, Museus, entre outros.

Dada a sua importância mineira e geológica, patente nos Monumentos Naturais Locais e sítios da geodiversidade, o Geoparque tornou-se parceiro do Roteiro de Minas após participação e intervenção realizada em junho de 2019, no âmbito do 10º Encontro Anual de Parceiros.

Este guia pretende continuar a dar resposta às necessidades das escolas na organização de visitas de campo e na promoção de outras experiências formativas, tendo sempre em conta os cuidados de saúde e segurança a ter perante a situação pandémica atual, apresentando também um capitulo de atividades não presenciais. Tem ainda como objetivos, contribuir para o desenvolvimento local através de iniciativas de salvaguarda e rentabilização do património geológico e mineiro, e a promoção do conhecimento científico nas áreas em que essas entidades intervêm.

Neste contexto, é apresentado no guia de serviços educativos do Roteiro de Minas um variado leque de atividades presenciais e não presenciais para o ano letivo 2021-2022, com o apoio da DGE na divulgação desta oferta educativa pelos estabelecimentos.

A oferta educativa do Geoparque Viana do Castelo pode ser encontrada nas páginas 83 – 88 e consultada aqui.

Para mais informações aceda a www.roteirodeminas.pt