Câmara Municipal de Viana do Castelo firma com agrupamentos escolares contratos de comodato para equipamentos dos laboratórios da Rede Escolar de Ciência

Fevereiro 20, 2019
Câmara Municipal de Viana do Castelo firma com agrupamentos escolares contratos de comodato para equipamentos dos laboratórios da Rede Escolar de Ciência

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a celebração de contratos de comodato com os agrupamentos de escolas para gestão dos equipamentos e espaços dos laboratórios da Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica.

A Rede Escolar de Ciência é constituída por equipamentos que são propriedade do Município, adquiridos no âmbito do orçamento participativo escolar desenvolvido no ano letivo 2016/2017, tendo implicado um investimento direto de 130 mil euros do orçamento municipal.

Assim, tendo em conta a grande procura daqueles espaços laboratoriais, os contratos de comodato com um prazo de cinco anos estabelecem os aspetos gerais e de detalhe, nomeadamente o regime de propriedade de equipamentos, gestão dos espaços laboratoriais, conservação e manutenção, entre outros.

Na reunião de executivo foi ainda aprovada a proposta de Regulamento da Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica, que visa regular e estabelecer a utilização da rede que, ao longo de 2018, no âmbito do desenvolvimento de projetos educativos para a flexibilidade curricular, abrangeu cerca de 3.000 alunos, 120 professores e 30 investigadores em ação no concelho.

A Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica é constituída por 7 unidades laboratoriais instaladas nas escolas sede de agrupamento de Santa Maria Maior, Monte da Ola, Monserrate, Pintor José de Brito, Arga e Lima, Barroselas e Abelheira, incluindo Laboratório de Processamento de Amostras em Sedimentologia, Laboratório de Sondagem Mecânica e Geofísica, Laboratório de Comunicação de Ciência, Laboratório de Processamento de Amostras em Petrologia, Laboratório de Microscopia e Petrografia, Laboratório de Fotogrametria e Laboratório da Memória.

Foram também alterados os termos do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima para instalação da Porta das Argas do Geoparque Litoral de Viana do Castelo. A Porta das Argas, a instalar na escola sede do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima irá constituir-se como um centro de acolhimento a visitantes daquele setor do território-geoparque, permitindo-lhes conhecer as áreas locais classificadas, nomeadamente os 3 monumentos naturais (Turfeiras das Chãs de Arga; Cascatas da Ferida Má e Cristas Quartzíticas do Campo Mineiro de Folgadoiro-Verdes), os 2 Sítio de Importância Comunitária (SIC) da Rede NATURA2000 (Rio Lima e Serra de Arga) e os arqueossítios.

A Porta das Argas destacará e valorizará a temática do património mineiro, com o melhor aproveitamento e dinamização do pequeno núcleo museológico já existente, através da valorização do importante espólio de material (incluindo indumentária) utilizado na mineração de volfrâmio e de cassiterite (minério de estanho) principalmente da época da 2ª guerra mundial, mas também documentação de referência como todos pedidos de abertura de mina desde o início dos registos (1885), fotografias, testemunhos orais de antigos mineiros (a maioria avós e bisavós de alunos do agrupamento de escolas, alguns entretanto falecidos) e o cancioneiro mineiro. Integra ainda um inventário de minas (roteiro das minas de Arga e Lima) e minérios, que está a ser aprofundado no âmbito de um trabalho de investigação em curso. O Agrupamento de Escolas de Arga e Lima apresentou uma candidatura ao POR NORTE2020 para o desenvolvimento e valorização do espaço do núcleo museológico, tendo sido aprovado o financiamento no valor global de 54.870 euros.

O protocolo tem por objeto a instalação da Porta das Argas do Geoparque através da valorização do núcleo museológico do património mineiro de Arga e Lima, na EB2,3/S de Lanheses, dotando-o das condições de acolhimento, cénicas e de conteúdo adequadas ao espaço e às funções pretendidas.