Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e Centro de Mar em encontros nacionais sobre ensino das ciências e biologia marinha

Setembro 11, 2019

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo e do Centro de Mar, marcou presença no III International Seminar of Science Education, um encontro nacional dedicado ao ensino das ciências.

Neste seminário, dinamizado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foram apresentados três pósteres científicos por parte das entidades vianenses, dedicados à “Promoção e Cidadania Ambiental: desafios e oportunidades do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo”, ao “Projeto educativo Escola da Natureza” e ainda ao “Cientistas do Mar: um projeto educativo promotor da literacia científica do tema Mar”.

O CMIA e o Centro de Mar estão agora a participar, entre até dia 12 de setembro, no XX Simpósio Ibérico de estudos de Biologia Marinha, dinamizado na Universidade do Minho.

Inaugurado a 21 de junho de 2007, o CMIA está instalado nas antigas Azenhas de D. Prior e tem por missão promover a existência de um espaço de debate e reflexão sobre questões ambientais emergentes, promover iniciativas de formação e informação ambiental orientadas em função do público-alvo, desenvolver um Centro de Recursos acessível, diversificado e versátil em diversas temáticas ambientais e ainda fornecer informação tratada sobre indicadores ambientais e de sustentabilidade ambiental.

Recorde-se que o projeto “Escola da Natureza” do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental foi o grande vencedor dos European Natura 2000 Awards de 2018. Este projeto tem como objetivo central aproximar as comunidades jovens escolares do património natural rico e diversificado do concelho e foi concebido com a finalidade de desenvolver ferramentas de trabalho direcionadas à comunidade jovem e escolar, estruturadas com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais das áreas classificadas.

Foram, assim, criadas ferramentas de trabalho (teóricas e práticas) diretamente relacionadas com os três Sítios Rede Natura 2000 que integram o concelho de Viana do Castelo e que se adequam aos conteúdos programáticos escolares em diferentes níveis etários e que são passíveis de utilizar pós projeto.

Já o projeto Cientistas do Mar visa promover a integração de estudantes do ensino secundário em contextos de investigação, através da criação de parcerias ativas entre instituições de investigação cientifica e escolas com Ensino Secundário. O Centro de Mar presta apoio técnico e cientifico e acompanha os projetos de investigação desenvolvidos pelas escolas, incentivando a divulgação das ciências do mar em geral e dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas, em particular.