Escuteiros plantam espécies nativas no Monumento Natural da Ribeira de Anha no Dia Nacional da Floresta Autóctone

Novembro 25, 2019
Escuteiros plantam espécies nativas no Monumento Natural da Ribeira de Anha no Dia Nacional da Floresta Autóctone

O Município de Viana do Castelo promoveu uma ação de controlo e erradicação de espécies exóticas com comportamento invasor e plantação de espécies autóctones no Monumento Natural da Ribeira de Anha, para assinalar o Dia Nacional da Floresta Autóctone no passado sábado dia 23 de novembro.

Esta atividade integra o programa que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a realizar no âmbito do Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa, iniciativa enquadrada na Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza (Agenda do Ambiente e da Biodiversidade para o quadriénio 2017-2021).

Nesta iniciativa participaram mais de 100 escuteiros dos Agrupamentos de Darque e Vila Nova de Anha, juntamente com os membros da associação de caçadores de Anha e a Junta de Freguesia de V. N. de Anha, coordenados pelos técnicos da equipa do Geoparque Litoral de Viana do Castelo, do Gabinete Técnico Florestal e do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Câmara Municipal.

A ação decorreu dentro da área do Monumento Natural da Ribeira de Anha, onde foram arrancadas e cortadas centenas de espécies exóticas com comportamento invasor existentes no local, como a Acácia Longifolia, a Phytolacca Americana (Erva-tintureira) e a Arundo Donax (Canas). Após a limpeza da área, foram plantadas cerca de 300 espécimes autóctones (pinheiros).

Esta atividade faz parte das duas dezenas de ações previstas durante o Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa, cujo objetivo principal é a recuperação dos 100 hectares de Área de Recuperação Ecológica, que integram áreas ardidas e zonas classificadas. Estas ações envolvem a participação dos sete Agrupamentos de Escolas do concelho, associações e empresas locais e a comunidade em geral.