Setembro 25, 2020

Já se encontra disponível a oferta educativa do Geoparque Litoral de Viana do Castelo na publicação “Recursos Educativos – Recursos Presenciais e Não Presenciais/ Ano Letivo 2020-2021” do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. Este recurso tem como público-alvo os docentes e alunos de vários níveis de ensino, com base nos Programas e Metas Curriculares da Direção-Geral da Educação (DGE).

O roteiro tem como objetivo continuar a dar resposta às necessidades das escolas no que diz respeito às visitas de campo e outras experiências formativas, tendo em conta os cuidados de saúde e segurança a ter dado à situação pandémica atual. Pretende, também, contribuir para o desenvolvimento local por meio de iniciativas que visam salvaguardar e aproveitar ao máximo o património geológico e mineiro existente e promover o conhecimento cientifico.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal é promovido pela Direção Geral de Energia e Geologia – DGEG, pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA – EDM e da Inovação e do Desenvolvimento, do Ministério da Economia. Também, conta com a participação de trinta e oito outras entidades, entre eles a Câmara Municipal de Viana do Castelo | Geoparque Litoral de Viana do Castelo, os restantes geoparques nacionais, Museus, centros de Ciência Viva, entre outros.

O Geoparque tornou-se parceiro do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, em 2019, tendo em conta a importância mineira e geológica evidente nos Monumentos Naturais Locais e sítios da geodiversidade.

Neste contexto, apresenta-se no guia de recursos educativo do Roteiro de Minas diversas atividades presenciais e não presenciais para o ano letivo 2020-2021, que conta com o apoio da DGE na divulgação desta oferta educativa pelos estabelecimentos.

A oferta educativa do Geoparque Litoral de Viana do Castelo está disponível nas páginas 95-100, e pode ser consultada aqui.

Para mais informações aceda a www.roteirodeminas.pt.