Mais de duas dezenas de crianças viveram “Uma Aventura com o Garrano”

Junho 21, 2022
Mais de duas dezenas de crianças viveram “Uma Aventura com o Garrano”
Mais de duas dezenas de crianças viveram “Uma Aventura com o Garrano” na aldeia da Montaria, em Viana do Castelo!
Na Montaria, aldeia típica da Serra de Arga, a manhã do último domingo foi feita de aventura, descoberta e aprendizagem, em torno do bravo cavalo da montanha: o nosso Garrano.
Mais de duas dezenas de crianças e jovens, provenientes não só de Viana, mas também de concelhos vizinhos, como Caminha, Esposende, Barcelos, Braga e Maia, viveram “Uma Aventura com o Garrano”!
Através de um desafiante Peddy-Paper, esta atividade, simultaneamente lúdica e didática, ensinou aos mais pequenos as características, comportamentos e necessidades específicas desta espécie autóctone, que habita a Serra de Santa Luzia e a Serra de Arga em estado semisselvagem.
Entre muita alegria e excitação, o momento alto da manhã foi atingido com o volteio em garrano! Muitos viveram pela primeira vez uma experiência única: montar neste cavalo tão especial.
Fabíola Oliveira, Vereadora do Ambiente do Município de Viana do Castelo, salientou que “esta ação pioneira de educação e sensibilização ambiental visou semear nas gerações mais novas a consciência da necessidade de proteger o garrano e o seu habitat”. Sublinhou ainda que “o Município de Viana do Castelo aposta na promoção de atividades diferenciadas com caráter demonstrativo, ambicionando abrir caminho à criatividade e ao empreendedorismo da iniciativa privada, especialmente dos agentes de animação turística presentes do concelho”.
A elevada adesão a esta iniciativa provou que vale a pena inovar e ser arrojado nas propostas de turismo e lazer para famílias, tendo a natureza como principal atrativo e o mundo rural como palco. Demonstrou ainda que o turismo equestre, de mãos dadas com o turismo de natureza, é uma fórmula de sucesso, no quadro de uma estratégia de turismo sustentável do nosso território!

Esta atividade foi realizada ao abrigo do projeto Aldeias e Vilas Equestres Entre Arga e Lima, cofinanciado pelo Turismo de Portugal, do qual são parceiros os Municípios de Viana do Castelo, promotor desta iniciativa, e os Municípios de Caminha e Ponte de Lima. A coordenação pedagógica foi realizada pela Pony School, entidade que conta com mais de 10 anos de experiência na realização de atividades equestres destinadas a crianças e jovens.