Município de Viana do Castelo assinalou Dia Internacional das Florestas

Março 23, 2023
Município de Viana do Castelo assinalou Dia Internacional das Florestas

O Dia Internacional das Florestas comemorado, no dia 21 de março, pelo Município de Viana do Castelo contou com diversas atividades, envolvendo diferentes públicos, para celebrar e sensibilizar para a importância das florestas. As atividades foram dinamizadas pelos técnicos do Gabinete Técnico Florestal, do CMIA e do Geoparque, da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas.

Iniciaram-se as comemorações no Laboratório de Propagação de Espécies Nativas Vegetais, com Creche e Jardim de Infância de Santiago da Barra onde cerca de 66 alunos com idades compreendidas os 3 e 5 anos, tiveram a oportunidade de interagir com as diferentes espécies vegetais que constituem a nossa floresta, explorando através dos sentidos (visão, tato, olfato) os diferentes elementos que constituem as plantas. Em simultâneo puderam ainda perceber as diferentes formas de propagação das plantas com a aplicação de técnicas, como a sementeira e estacaria de diferentes espécies entre elas o pilriteiro, o loureiro e o pinheiro.

Ainda da parte da manhã, cerca de 25 pessoas realizaram o Trilho interpretativo do Monte Galeão onde foram identificadas diversas espécies autóctones (medronheiro, pinheiro, pilriteiro), assim como as suas características comestíveis e medicinais. A iniciativa foi integrada no X Encontro Ambiental das Escolas de Turismo de Portugal, no qual a Escola de Viana do Castelo recebeu alunos e professores de todo o país para um dia de troca de experiências e projetos. Foi assim possível apresentar uma área florestal com características únicas e com uma panorâmica ímpar sobre a cidade de Viana do Castelo.

Com o objetivo de promover a conservação e proteção da floresta, da paisagem e da geodiversidade do Monumento Natural das Dunas Trepadoras do Faro de Anha (Monte Galeão), no período da tarde deste dia, desenvolveu-se uma ação de plantação de espécies autóctones e controlo de espécies exóticas invasoras. No controlo das espécies vegetais com carater invasor foram aplicadas técnicas manuais para o descasque de acácia-de-espigas (Acacia longifólia), e cortados os espécimes secos descascados em ações anteriores com o apoio da equipa de Sapadores SP 08-11. Nesta ação participaram 25 colaboradores da empresa Painhas, que estabeleceu com este Município um protocolo de cooperação para a Manutenção Ecológica desta área classificada como Monumento Natural Local. Esta é uma das ação previstas no plano de atividades elaborado pelo aspirante Geoparque Viana do Castelo no âmbito do “Biénio para a Ação Climática nos Geoparques Portugueses 2022/2023”, que pretende, na esfera das competências dos Geoparques Mundiais da UNESCO, incorporar medidas e contribuir para a implementação de estratégias de desenvolvimento territorial sustentáveis, de forma a minimizar os problemas e os desafios identificados com relação às alterações climáticas nos diferentes territórios geoparque e aspirantes.

A gestão sustentável das florestas e a utilização dos seus recursos são fundamentais para combater as alterações climáticas e contribuir para a prosperidade e o bem-estar das gerações atuais e futuras. As florestas também desempenham um papel crucial na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para implementar os ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima e o 15 – Vida Terrestre. No entanto, apesar de todos esses benefícios ecológicos, económicos, sociais e de saúde, as florestas estão ameaçadas por incêndios, secas, pragas e desmatamento. Por esse motivo, reforça-se a importância das comemorações do dia da floresta por todo o mundo, para homenagear as florestas e chamar a atenção para a necessidade de protegê-las.