Primeiro Orçamento Participativo Escolar de Viana do Castelo
Junho 21, 2017A Câmara Municipal de Viana do Castelo divulgou ontem os resultados da primeira edição do Orçamento Participativo Escolar (OPE) de Viana do Castelo, centrado na instalação da Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica e no estímulo ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares e interagrupamento.
A apresentação dos resultados é o culminar de um longo trabalho que iniciou com a fase de apresentação da Rede Escolar de Ciência/OPE e decorreu nos 7 agrupamentos públicos e nas 2 escolas privadas, entre 20 de fevereiro e 10 de março de 2017, tendo contado com a presença de 1177 docentes nas sessões de trabalho.
As 9 instituições de ensino apresentaram 19 projetos, revistos e validados pela equipa científica do geoparque e que centram essencialmente nas vertentes da comunicação de ciência, na recolha e registo de património imaterial, na conservação de amostras pedagógicas, em registos fotográficos, em estudos de apoio à interpretação dos ambiente e biodiversidade ancestrais, à monitorização e interpretação de processos dinâmicos com base em fotografia aérea.
Dos dezanove projetos apresentados e validados, sete dedicam-se ao 1º ciclo – Conhecer para Preservar: o rio, o mar, a flora e o relevo (Santa Maria Maior); Viana é aMAR (Abelheira); As algas nos seus habitats (Externato João Bosco); Algas, para que vos quero!* (Externato João Bosco); Gotinhas em Movimento – Educar para Preservar (Pintor José de Brito); Descobrindo o património ambiental e construído (Barroselas) e Olhar o Rio, Fixar a Serra: geossítios do geoparque (Arga e Lima). Foram também submetidos a sufrágio dois projetos para o 2º ciclo – O valor das espécies naturais de Portugal (Monte da Ola) e Escrito na Rocha* (Abelheira) e 1 para o ensino Secundário Profissional – O Homem no seu Tempo e no seu Lugar (Monserrate). Foram apresentados e validados 9 projetos interciclo – O Maravilhoso Mundo da Areia (Monserrate)*; Imagens da Ciência pela Pintor* (Pintor José de Brito); Os sedimentos, e o passado e o presente das rochas* (Santa Maria Maior); À Descoberta das Rochas e dos Minerais* (Monte da Ola); O impacto e os vestígios da Pequena Idade do Gelo nas freguesias de Darque, Vila Nova de Anha, Chafé e Castelo de Neiva (Monte da Ola); Narrar a Terra com Ciência e Arte (Colégio do Minho); O nosso património com criatividade e imaginação* (Colégio do Minho); A nossa história escrita nas rochas (Barroselas) e Olhar o Rio, Fixar a Serra: memória(s) geo(cultural) de Arga e Lima* (Arga e Lima).
O processo de votação dos 19 projetos decorreu entre 22 de maio e 2 de junho, tendo sido apurados um total de 7458 votos válidos de alunos e docentes (projetos vencedores assinalados com *).
Ontem, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior e onde estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, os diretores de Agrupamento e das Escolas da Rede Privada e os docentes autores dos projetos, foi também lançado o Livro de Projetos para a Flexibilização Curricular da Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica, uma ferramenta didática de suporte à metodologia de projeto que irá ser implementada durante o próximo ano letivo, abrangendo um universo de cerca de 3000 alunos.
Por fim, importa referir que o OPE Viana do Castelo e a criação da Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Cientifica é uma resposta concreta às recentes orientações do Ministério da Educação, nomeadamente na pretensão de flexibilização curricular, dando autonomia em 25% do currículo às escolas: o Agrupamento de Escolas da Abelheira, o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, o Externato S. João Bosco e o Agrupamento de Escolas de Sta. Maria Maior, apresentaram projetos com garantia de flexibilização de até 10% da gestão curricular. As restantes instituições – Agrupamento de Escolas de Monserrate, o Colégio do Minho, Agrupamento de Escolas de Barroselas, Agrupamento de Escolas do Pintor José de Brito e o Agrupamento de Escolas do Monte da Ola vão implementar projetos que autonomizam 25% da gestão curricular das disciplinas envolvidas.