PROJETO: Da terra para a Terra | CMIA

PÚBLICO-ALVO: Pré-escolar

DESCRIÇÃO:

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica como folhas, papel e restos de comida e de jardim, num material semelhante ao solo, a que se chama composto.

Projeto educativo direcionado à valorização de resíduos produzidos nas escolas e aplicação da componente orgânica dos mesmos em espaços hortícolas escolares ou jardins através da compostagem escolar. Existe número limite às turmas que se pretendam inscrever neste projeto.

OBJETIVOS:

• Transmitir conhecimentos base acerca da gestão de resíduos, nomeadamente formas de tratamento e valorização
  • Refletir e analisar questões atuais como o consumo excessivo de produtos, a produção excessiva de resíduos.
  • Refletir e analisar questões atuais como as vantagens da adoção de hábitos alimentares mais adequados.
  • Promover hábitos de reutilização de resíduos no geral e valorização de resíduos orgânicos em particular, por via da compostagem.
  • Quantificar os resíduos que a escola desvia de aterro por via da separação multimaterial (ecopontos) e da compostagem.

METODOLOGIA:

• Reunião com professores.
  • Aplicação de pré e pós-teste aos alunos, no início e final do ano letivo, respectivamente.
  • Sessões temáticas sobre Gestão e tratamento de resíduos, Valorização de Resíduos Orgânicos, Hortas Aromáticas e Da Horta para a Cozinha.
  • Propostas de atividades para serem desenvolvidas autonomamente pelas turmas.
  • Visita de estudo sobre a temática do projeto.

NOTA: Este projeto é dinamizado pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), por isso, para qualquer informação adicional enviar email para cmia@cm-viana-castelo.pt,
Inscrições para este projeto devem ser feitas através da plataforma do CMIA:

→ RESERVA DA ATIVIDADE——–