Semana da Terra em Viana do Castelo

Abril 22, 2016
Semana da Terra em Viana do Castelo

Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo está a realizar a “Semana da Terra”. Ao longo de cinco dias, estão a ser promovidas actividades para todas as faixas etárias nas instalações do centro e em espaços exteriores, com iniciativas como trilhos, visitas de trabalho ou limpezas.

Destinadas a crianças entre o pré-escolar mas também segundo, terceiro ciclos e ensino secundário e ainda centros de dia, as actividades estão a decorrer nas instalações do CMIA e em espaços exteriores. Para tal, estão a ser organizadas actividades de carácter educativo, cultural e desportivo, com o objectivo de potenciar os distintos públicos a que entrem em contacto com diferentes espaços e recursos naturais com vista a uma reflexão sobre a importância do planeta Terra.

Um trilho pedestre pelo monte de Santa Luzia, visitas à Portucel Viana, ao Parque Eólico e à Resulima e a limpeza da Ribeira de Portuzelo, são algumas das iniciativas da Semana da Terra, com 150 participantes, nomeadamente do Colégio do Minho, Escola Secundária e Pluricurricular de Santa Maria Maior, Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, E.B. 1 de Vila de Punhe e Centro Social e Paroquial de Santa Marta de Portuzelo.

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, sendo assinalado a 22 de Abril. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de quilómetros quadrados de área total, sendo que aproximadamente 97 por cento é composto por água (1,59 bilhões de km3).

FONTE: Gabinete de Imprensa CMVC