SOBRE OS RESTOS DO OCEANO PALEOZOICO (RHEIC)
1. TEMA
- Quartzitos da formação de S. Justa
- Xistos luzentes da Formação da Desejosa
- Xistos quiastolíticos da Formação de Valongo
- Processos sedimentares no Rheic (SO): marcas de ondulação, laminações horizontais e estratificação intercruzada
- Tectónica paleozoica (F1, F2, F3) – corredores de cisalhamento, dobras, dominós, kink-bands, estiramento mineralógico, boudins, filões pegmatíticos (sin-F3), cavalgamentos (sin-F2)
2. ÁREA DISCIPLINARES
Biologia/ Geologia/ História / Geografia / Físico-Química/ Educação Física
3. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Ensino Básico
- O conhecimento de rochas existentes no ambiente próximo e identificação de algumas das suas características com a cor, textura, dureza (Estudo do Meio – 3º ano)
- Rochas frequentes na região e comparação com outras rochas relativamente e algumas propriedades (Ciências Naturais – 5º ano)
- Os fósseis e a sua importância para a reconstituição da história da Terra (Ciências Naturais – 7º ano)
- Grandes etapas na história da Terra (Ciências Naturais – 7º ano)
- Falhas e dobras (Ciências Naturais – 7º ano)
- Dinâmica externa da Terra (Ciências Naturais – 7º ano)
- Ensino Secundário
- As rochas como arquivos que relatam a História da Terra (Biologia e Geologia – 10º ano)
- Princípios básicos do raciocínio geológico (Biologia e Geologia – 10º ano)
- Aspetos do mobilismo geológico (Biologia e Geologia – 10º ano)
- Magmatismo e rochas magmáticas (Biologia e Geologia – 11º ano)
- Deformação frágil e dúctil (Biologia e Geologia – 11º ano)
- Falhas e Dobras (Biologia e Geologia – 11º ano)
- Metamorfismos, agentes de metamorfismo e rochas metamórficas (Biologia e Geologia – 11º ano)