SOBRE OS RESTOS DO OCEANO PALEOZOICO (RHEIC)

1. TEMA

  • Quartzitos da formação de S. Justa
  • Xistos luzentes da Formação da Desejosa
  • Xistos quiastolíticos da Formação de Valongo
  • Processos sedimentares no Rheic (SO): marcas de ondulação, laminações horizontais e estratificação intercruzada
  • Tectónica paleozoica (F1, F2, F3) – corredores de cisalhamento, dobras, dominós, kink-bands, estiramento mineralógico, boudins, filões pegmatíticos (sin-F3), cavalgamentos (sin-F2)

2. ÁREA DISCIPLINARES

Biologia/ Geologia/ História / Geografia / Físico-Química/ Educação Física

3. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Ensino Básico
    • O conhecimento de rochas existentes no ambiente próximo e identificação de algumas das suas características com a cor, textura, dureza (Estudo do Meio – 3º ano)
    • Rochas frequentes na região e comparação com outras rochas relativamente e algumas propriedades (Ciências Naturais – 5º ano)
    • Os fósseis e a sua importância para a reconstituição da história da Terra (Ciências Naturais – 7º ano)
    • Grandes etapas na história da Terra (Ciências Naturais – 7º ano)
    • Falhas e dobras (Ciências Naturais – 7º ano)
    • Dinâmica externa da Terra (Ciências Naturais – 7º ano)
  • Ensino Secundário
    • As rochas como arquivos que relatam a História da Terra (Biologia e Geologia – 10º ano)
    • Princípios básicos do raciocínio geológico (Biologia e Geologia – 10º ano)
    • Aspetos do mobilismo geológico (Biologia e Geologia – 10º ano)
    • Magmatismo e rochas magmáticas (Biologia e Geologia – 11º ano)
    • Deformação frágil e dúctil (Biologia e Geologia – 11º ano)
    • Falhas e Dobras (Biologia e Geologia – 11º ano)
    • Metamorfismos, agentes de metamorfismo e rochas metamórficas (Biologia e Geologia – 11º ano)