Viana do Castelo promoveu a II EcoMaratona de Montedor

Fevereiro 9, 2023
Viana do Castelo promoveu a II EcoMaratona de Montedor
Decorreu esta quarta-feira no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor a segunda edição da EcoMaratona de Montedor, promovida pelo Município de Viana do Castelo e a Junta de Freguesia de Carreço. Tratou-se de uma ação de voluntariado ambiental para controlo de espécies exóticas invasoras, com uma componente de competição para estimular o espírito competitivo e a motivação dos participantes. Procedeu-se ainda à plantação de espécies autóctones.
Os cerca de 110 alunos, do 9º ano da Escola Básica 2,3 Pedro Barbosa, envolveram-se nesta causa de proteção dos valores naturais e da paisagem daquela área classificada com entusiasmo e esforço, arrancando jovens plantas de acácia-de-espigas (Acacia longifolia), tentando contrariar o caráter invasor desta espécie lenhosa exótica. Posteriormente, nas áreas intervencionadas, foram plantadas espécies autóctones, como o medronheiro, o azevinho, o pinheiro manso e o pinheiro bravo.
Marcaram presença e participaram nesta atividade a Vereadora do Ambiente, o Presidente da Junta de Freguesia de Carreço, a diretora do Departamento de Gestão Territorial e Sustentabilidade, o chefe da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas e os técnicos desta divisão, nomeadamente do Geoparque, GTF e CMIA. Esta ação contou ainda com o apoio do Gabinete de Gestão de Espaços Verdes e da equipa de Sapadores Florestais SF 08-111.
Dentro da área definida para a execução desta atividade encontravam-se delimitados 5 talhões, pelos quais os participantes foram distribuídos em equipas/turmas, onde com o espírito competitivo bem presente tentaram cumprir a tarefa, arranque de acácias, no menor tempo possível. Às equipas participantes foram oferecidas plantas autóctones, que foram plantadas naquele local, e identificadas para posteriormente serem monitorizadas pelas respetivas turmas.
Relembra-se que o principal pressuposto deste evento foi a sensibilização da população para o grave problema das espécies invasoras lenhosas exóticas, sobretudo as acácias, que agressiva e persistentemente proliferam, impedindo a estabilidade dos espaços florestais e determinando uma rápida degradação geral do solo e da paisagem. Visou também promover a participação ativa da comunidade na preservação do património natural local, porque num contexto de alterações climáticas é urgente sensibilizar e mobilizar os proprietários florestais e cidadãos em geral para contribuírem na substituição do verde exótico pelo verde autóctone, que deve voltar a predominar no nosso território.