Tesouros do Alcantilado de Montedor – 1º/2º/3º ciclo e Secundário

O Geoparque Litoral de Viana do Castelo tem por missão dar a conhecer a história do nosso concelho, organizando diversas atividades de cariz educativo. Conhecer Viana do Castelo desde a sua origem até à formação dos relevos e paisagens atuais, passando pelas várias etapas de evolução.

As atividades vão de sessões nas escolas, aulas laboratoriais a saídas de campo, sempre acompanhadas por um técnico. Nestas atividades podemos abranger diversas disciplinas, nomeadamente geologia, biologia, geografia, história, matemática, química e física. Os conteúdos abordados estão adaptados consoante a faixa etária dos alunos.

Esta atividade baseia-se na visitação Monumento Natural Local do Alcantilado de Montedor. Neste geossítio são visíveis diversas geoformas indicadoras da evolução do nível do mar ao longo de milhares de anos, diferentes formas de erosão, indícios de praias antigas e  vestígios da atividade do Homem no passado. Os alunos terão oportunidade de “ler” a história que as rochas nos contam, interpretando os sinais e imaginando como seriam as paisagens daquele local no passado.

De modo a cativar a atenção e incitar os alunos a observar com atenção a paisagem que os rodeia, esta atividade é feita através de uma caça ao tesouro. Os alunos deverão procurar geoformas na paisagem de modo a descobrir qual a sua designação. No final do jogo, é feita uma passagem por todas as geoformas acompanhada por uma explicação sobre a sua formação e interpretação do que nos possa indicar acerca do passado.

DESCARREGAR APRESENTAÇÃO AQUI