Escrito na rocha
1. DESTINATÁRIOS
2. DISCIPLINAS
- Educação Visual/Tecnológica;
- Ciências da Natureza;
- História e Geografia de Portugal.
3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS
- A textura enquanto aspeto visual das superfícies;
- Organização do espaço;
- Representação do espaço;
- Propriedades dos materiais;
- Transformação das Matérias Primas;
- Métodos de medição e escalas.
- A importância das rochas do solo na manutenção da vida;
- Caracterizar três habitats existentes na região onde a escola se localiza;
- Compreender a importância das rochas e dos minerais;
- Apresentar uma definição de rocha e de mineral;
- Distinguir diferentes grupos de rochas, com base em algumas propriedades, utilizando chaves dicotómicas simples;
- Reconhecer a existência de minerais na constituição das rochas, com base na observação de amostras de mão;
- Referir aplicações das rochas e dos minerais em diversas atividades humanas, com base numa atividade prática de campo na região onde a escola se localiza.
- Conhecer e utilizar mapas em Geografia e em História;
- Identificar diferentes formas de representação da superfície terrestre: globo, mapas, fotografia aérea, imagem de satélite;
- Interpretar o conceito de escala através da observação e comparação de mapas de escalas diferentes;
- Caracterizar os principais tipos de costa em Portugal (baixa/arenosa e alta/escarpada);
- Caracterizar o relevo da região onde habita;
- Conhecer e compreender as primeiras comunidades humanas da Península Ibérica;
- Caracterizar as primeiras manifestações artísticas dos primeiros grupos humanos, localizando vestígios de arte rupestre na Península Ibérica;
- As primeiras comunidades humanas da Península Ibérica;
- Os Romanos na Península Ibérica.
4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)
Educação Visual/Tecnológica:
- 24 tempos;
Ciências da Natureza:
- 12 tempos;
História e Geografia de Portugal:
- 10 tempos.
5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO
2.º Período
- 5.º Ano - 17 x 90 minutos.
3.º Período
- 5.º Ano - 6 x 90 minutos.
6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:
- COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA;
- SESSÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA À COMUNIDADE;
- RECOLHA E REGISTO DE PATRIMÓNIO IMATERIAL;
- CONSERVAÇÃO DE AMOSTRAS PEDAGÓGICAS E CIENTÍFICAS;
- ESTUDOS APOIADOS EM SONDAGENS DA CROSTA TERRESTRE;
- ESTUDOS BASEADOS EM FOTOGRAFIA AÉREA.
8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL
10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Considerando que o aluno é agente ativo na construção do seu próprio conhecimento, tendo o professor um papel de facilitador, as atividades práticas, nomeadamente as visitas de estudo/saídas de campo, são consideradas parte integrante dos currículos, reconhecendo-se diversos benefícios que vão para além da aprendizagem de conteúdos de natureza científica, potenciando a autonomia e a criatividade dos alunos, tendo por base os recursos naturais existentes no Geoparque.
Assim, pretende-se abordar diversas temáticas previstas nos programas das disciplinas intervenientes, promovendo a aprendizagem dos alunos através de atividades de trabalho de campo, constituindo-se situações de aprendizagem que favorecem a aquisição de conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento de técnicas de trabalho e facilitando a sociabilidade.
A visita deverá ser preparada pelos professores, através de uma visita prévia aos locais, com o apoio dos técnicos do Geoparque, para recolher informações e dados que permitam a elaboração de um guião e fichas de trabalho.
O envolvimento da Biblioteca Escolar, enquanto centro de recursos educativos, será uma mais valia para a organização e interpretação da informação recolhida, bem como no apoio técnico aos professores das disciplinas envolvidas.
Assim, para além dos relatórios produzidos, pretende-se criar outro tipo de materiais privilegiando a comunicação à escola e à comunidade através de: publicação de artigos para a página da escola/biblioteca escolar;afixação de cartazes com textos e fotografias; passagem de filmes feitos pelos alunos; e exposição dos trabalhos produzidos.