O impacto e os vestígios da Pequena Idade do Gelo nas freguesias de Darque, Vila Nova de Anha, Chafé e Castelo de Neiva
1. DESTINATÁRIOS
- EB1 de Chafé;
- EB1 do Cabedelo;
- EB1 de Vila Nova de Anha;
- EB1 de Castelo de Neiva.
2. DISCIPLINAS
- Português;
- Educação para a Cidadania;
- Estudo do Meio;
- Ciências Naturais;
- História e Geografia de Portugal.
3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS
- À descoberta dos outros e das instituições - O passado do meio local;
- À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local;
- À descoberta das inter-relações entre espaços - Os meus itinerários e pontos de referência;
- A importância das rochas e do solo na manutenção da vida;
- O Homem e o ambiente - Conservação da natureza.
4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)
Português:
- 26% da carga horária global (estimativa de 10 horas anuais das 259 horas atribuídas à disciplina);
Estudo do Meio:
- 17% da carga horária global (estimativa de 19 horas anuais das 111 horas atribuídas à disciplina);
Educação para a Cidadania:
- 50% da carga horária global;
Ciências Naturais:
- 8% da carga horária global;
História e Geografia de Portugal:
- 8% da carga horária global.
5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO
- Pesquisa sobre o fenómeno Invasão das Areias (recolha e registo de material imaterial);
- Construção de mapa de distribuição do solo arenoso na área geográfica em estudo e relação com outro tipo de substrato (tipo de rochas envolventes);
- Visita de campo;
- Sítios e achados arqueológicos de Darque, Vila Nova de Anha e Chafé (trabalho de campo);
- Visita aos laboratórios associados ao projeto;
- Identificação e influência do solo arenoso nas atividades humanas;
- Elaboração e realização de percurso pedestre aberto à comunidade, tendo como pontos de interesse, os sítios e achados arqueológicos.
6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:
- Comunicação de ciência;
- Recolha e registo de património imaterial;
- Inventário e cadastro de património construído (incluindo arqueológico);
- Estudos apoiados em sondagens da crosta terrestre.
8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL
10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Numa primeira fase, o projeto consistirá na recolha e registo da história relacionada com o fenómeno da Invasão das Areias. Cada uma das escolas fará a pesquisa na sua área de influência, com recurso à recolha de bens imateriais.
De seguida, proceder-se-á ao registo e à visita do património geológico resultante deste fenómeno; a influência deste tipo de solo arenoso na vida humana; construção de um mapa de distribuição do solo arenoso; inventário dos geossítios de relevância; recolha de sedimentos; e possível análise nos laboratórios do projeto.
Por fim, em cada escola, será realizado um percurso, aberto à comunidade, pelos locais de interesse estuda - dos ao longo do ano.