O impacto e os vestígios da Pequena Idade do Gelo nas freguesias de Darque, Vila Nova de Anha, Chafé e Castelo de Neiva

1. DESTINATÁRIOS

3º Ano
  • EB1 de Chafé;
  • EB1 do Cabedelo;
  • EB1 de Vila Nova de Anha;
5º/6º Ano
  • EB1 de Castelo de Neiva.

2. DISCIPLINAS

3º Ano
  • Português;
  • Educação para a Cidadania;
  • Estudo do Meio;
5º/6º Ano
  • Ciências Naturais;
  • História e Geografia de Portugal.

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

  • À descoberta dos outros e das instituições - O passado do meio local;
  • À descoberta do ambiente natural - Os aspetos físicos do meio local;
  • À descoberta das inter-relações entre espaços - Os meus itinerários e pontos de referência;
  • A importância das rochas e do solo na manutenção da vida;
  • O Homem e o ambiente - Conservação da natureza.

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

Português:

  • 26% da carga horária global (estimativa de 10 horas anuais das 259 horas atribuídas à disciplina);

Estudo do Meio:

  • 17% da carga horária global (estimativa de 19 horas anuais das 111 horas atribuídas à disciplina);

Educação para a Cidadania:

  • 50% da carga horária global;

Ciências Naturais:

  • 8% da carga horária global;

História e Geografia de Portugal:

  • 8% da carga horária global.

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

1.º Período
  • Pesquisa sobre o fenómeno Invasão das Areias (recolha e registo de material imaterial);
  • Construção de mapa de distribuição do solo arenoso na área geográfica em estudo e relação com outro tipo de substrato (tipo de rochas envolventes);
  • Visita de campo;
2.º Período
  • Sítios e achados arqueológicos de Darque, Vila Nova de Anha e Chafé (trabalho de campo);
  • Visita aos laboratórios associados ao projeto;
  • Identificação e influência do solo arenoso nas atividades humanas;
3.º Período
  • Elaboração e realização de percurso pedestre aberto à comunidade, tendo como pontos de interesse, os sítios e achados arqueológicos.
Ao longo do ano: criação de uma página na internet para publicação das informações e trabalhos.

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

600€

7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • Comunicação de ciência;
  • Recolha e registo de património imaterial;
  • Inventário e cadastro de património construído (incluindo arqueológico);
  • Estudos apoiados em sondagens da crosta terrestre.

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Agrupamento de Escolas de Monte da Ola

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Numa primeira fase, o projeto consistirá na recolha e registo da história relacionada com o fenómeno da Invasão das Areias. Cada uma das escolas fará a pesquisa na sua área de influência, com recurso à recolha de bens imateriais.

De seguida, proceder-se-á ao registo e à visita do património geológico resultante deste fenómeno; a influência deste tipo de solo arenoso na vida humana; construção de um mapa de distribuição do solo arenoso; inventário dos geossítios de relevância; recolha de sedimentos; e possível análise nos laboratórios do projeto.

Por fim, em cada escola, será realizado um percurso, aberto à comunidade, pelos locais de interesse estuda - dos ao longo do ano.