O Mundo das Rochas

1. DESTINATÁRIOS

Alunos do 2º Ciclo ao Secundário

2. DISCIPLINAS

  • Ciências Naturais
  • Biologia e Geologia

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

2º Ciclo

5º ano

A TERRA, UM PLANETA ESPECIAL

  • Onde existe vida?
  • Subsistemas da Terra – atmosfera, hidrosfera e geosfera/litosfera.

A IMPORTÂNCIA DAS ROCHAS E DO SOLO NA MANUTENÇÃO DA VIDA

  • Como são constituídas as rochas.
  • Quais são as propriedades das rochas.
  • Como identificar as rochas.
  • Rochas, minerais e atividades humanas.
  • Que alterações sofrem as rochas.

3º Ciclo

7º ano

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - DINÂMICA EXTERNA DA TERRA

  • Minerais como unidades básicas das rochas.
  • Rochas sedimentares.
  • Paisagens geológicas sedimentares.

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - DINÂMICA INTERNA DA TERRA

  • Deriva continental e Tectónica de Placas.
  • Deformação das Rochas.

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - CONSEQUÊNCIAS DA DINÂMICA INTERNA DA TERRA

  • Rochas Magmáticas e Rochas Metamórficas.
  • Paisagens geológicas magmáticas e metamórficas.
  • Estrutura interna da Terra.

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - A TERRA CONTA A SUA HISTÓRIA

  • Os fósseis e a sua importância para a reconstituição do passado da Terra.
  • Grandes etapas da história da Terra.

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - CIÊNCIA GEOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE DA VIDA NA TERRA

  • Contributo do conhecimento geológico para a sustentabilidade da vida na Terra.

Secundário

10º ano

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS - A TERRA E OS SEUS SUBSISTEMAS EM INTERAÇÃO

  • Subsistemas terrestres (geosfera atmosfera, hidrosfera e biosfera).
  • Interação de subsistemas.

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS - AS ROCHAS, ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA

  • Rochas sedimentares.
  • Rochas magmáticas e metamórficas.
  • Memória dos tempos geológicos.

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS - A TERRA, UM PLANETA EM MUDANÇA

  • Princípios básicos do raciocínio geológico.
  • O mobilismo geológico. As placas tectónicas e os seus movimentos.

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL - A TERRA, UM PLANETA ÚNICO A PROTEGER

  • Manifestações da atividade geológica.
  • A face da Terra. Continentes e fundos.
  • Intervenções do Homem nos subsistemas terrestres.
  • Impactes na geosfera.
  • Proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.

11º ano

A GEOLOGIA, PROBLEMAS E MATERIAIS DO QUOTIDIANO

  • Minerais – identificação e propriedades.
  • Rochas sedimentares.
  • Rochas magmáticas.
  • Rochas metamórficas.

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

Este projeto está dividido em 4 sessões de atividades:
  • 1ª sessão: 2 horas
  • 2ª sessão: 2 a 4 horas (conforme a atividade de campo escolhida)
  • 3ª sessão: 2 horas
  • 4ª sessão: 3 horas

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

(Proposta de calendarização)
    1.º Período
    • Aula preparatória para apresentação do projeto à turma e explicação dos procedimentos e regras para fazer trabalho de campo, bem como registo dos dados colhidos no caderno de campo.
    • Visita aos Monumentos Naturais do Geoparque Litoral de Viana do Castelo - Atividade "Rota da História" ou "Ciclo das Rochas" (consoante a faixa etária dos alunos) com recolha de sedimentos (consultar PDF das atividades aqui ou aqui)
    2.º Período
    • Visita de estudo ao Laboratório de Processamento de Amostras em Petrologia. - Atividade "Preparação de Amostras de Rocha" (consultar PDF da atividade aqui)
    3.º Período
    • Visita de estudo ao Laboratório de Microscopia e Petrografia. - Atividade "Rochas em grande plano" (consultar PDF da atividade aqui)

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

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7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • Procedimentos da atividade "Preparação de Amostras de Rocha":
    • Cortar uma esquírola da rocha
    • Impregnar com resina
    • Polir a superfície impregnada
    • Polir a lâmina de vidro
    • Colar a superfície polida e a lâmina de vidro
    • Polir a superfície da rocha até obtermos uma espessura de 30 micrómetros
    • Polir manualmente numa superfície de papel
(devido à complexidade, duração e por questões de segurança alguns destes procedimentos serão realizados pelos técnicos do Geoparque)
  • Procedimentos da atividade "Rochas em grande plano":
    • Identificar os minerais constituintes da rocha
    • Calcular a percentagem de cada mineral na amostra
    • Classificar a rocha com recurso aos diagramas disponibilizados

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Geoparque Litoral de Viana do Castelo

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Saídas de campo para estudar os Monumentos Naturais Locais e entender as histórias inscritas nas rochas, que permitem conhecer o património natural do território de Viana do Castelo. Recolha de amostras de rocha para transformação em lâmina delgada e posterior estudo das lâminas no microscópico petrográfico, em laboratório.

Todas as atividades inseridas neste projeto podem ser descarregadas e consultadas detalhadamente aqui.