O que é a Geologia?

1. DESTINATÁRIOS

Alunos do Pré-escolar/1º Ciclo

2. DISCIPLINAS

Ciências Naturais
  • Estudo do Meio

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

Pré-escolar

ÁREA DE CONHECIMENTO DO MUNDO

  • Introdução à metodologia científica
  • Abordagem às ciências
  • Mundo tecnológico e utilização das tecnologias

ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

  • Domínio Da Educação Motora

1º Ciclo

1º ano

NATUREZA

  • À descoberta do ambiente natural

3º e 4º anos

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

  • O passado do meio local

À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL

  • Os aspetos físicos do meio local

4º ano

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

  • O contacto entre a terra e o mar

À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS

  • Manusear objetos em situações concretas

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

Este projeto está divido em 3 sessões para o pré-escolar e 4 sessões para alunos a partir do 3º ano:
  • 1ª sessão: 2 horas
  • 2ª sessão (alunos a partir do 3ºano): 2 horas e meia
  • 3ª sessão: 3 horas
  • 4ª sessão: 2 horas

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

1.º Período

  • Visita ao Monumento Natural das Pedras Ruivas do Geoparque Litoral de Viana do Castelo - Atividade "O ciclo das Rochas" com recolha de sedimentos (consultar atividade aqui)
  • Visita ao Monumento Natural do Alcantilado de Montedor do Geoparque Litoral de Viana do Castelo - Atividade "Tesouros do Alcantilado de Montedor", a partir do 3º ano (consultar atividade  aqui)

2.º Período

  • Visita de estudo ao Laboratório de Microscopia e Petrografia. - Atividade "Sedimentos em grande plano" (consultar atividade  aqui)

3.º Período

  • Visita de estudo ao Laboratório de Comunicação de Ciência. - Atividade "Jornalistas por um dia" (consultar atividade  aqui)

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

-

7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • Procedimentos da atividade "Sedimentos em grande plano":
    • Visualização da constituição do sedimento com auxilio da lupa binocular
    • Conclusão sobre a origem do sedimento e o tipo de transporte a que foi sujeito
  • Procedimentos da atividade "Jornalistas por um dia":
    • Os alunos desenvolvem perguntas que depois usarão para entrevistar os técnicos do geoparque
    • Outros alunos fotografam e filmam a entrevista
    • Com recurso a uma ferramenta de edição elaboram um texto com a fotografia de grupo, onde explicam o que é um Geoparque.

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Geoparque Litoral de Viana do Castelo

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Explorar conceitos básicos da geologia para interpretar a história da Terra, desde o momento que se formam as rochas até ao presente. Saídas de campo para observar e interpretar os registos sobre a história da Terra, patentes nos monumentos naturais locais. Recolha de amostras de sedimentos para análise em laboratório, através de lupas binoculares.

Todas as atividades inseridas neste projeto podem ser descarregadas e consultadas detalhadamente aqui.