O que é a Geologia?
1. DESTINATÁRIOS
Alunos do Pré-escolar/1º Ciclo
2. DISCIPLINAS
Ciências Naturais
- Estudo do Meio
3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS
Pré-escolar
ÁREA DE CONHECIMENTO DO MUNDO
- Introdução à metodologia científica
- Abordagem às ciências
- Mundo tecnológico e utilização das tecnologias
ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
- Domínio Da Educação Motora
1º Ciclo
1º ano
NATUREZA
- À descoberta do ambiente natural
3º e 4º anos
À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
- O passado do meio local
À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
- Os aspetos físicos do meio local
4º ano
À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
- O contacto entre a terra e o mar
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS
- Manusear objetos em situações concretas
4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)
Este projeto está divido em 3 sessões para o pré-escolar e 4 sessões para alunos a partir do 3º ano:
- 1ª sessão: 2 horas
- 2ª sessão (alunos a partir do 3ºano): 2 horas e meia
- 3ª sessão: 3 horas
- 4ª sessão: 2 horas
5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO
1.º Período
- Visita ao Monumento Natural das Pedras Ruivas do Geoparque Litoral de Viana do Castelo - Atividade "O ciclo das Rochas" com recolha de sedimentos (consultar atividade aqui)
- Visita ao Monumento Natural do Alcantilado de Montedor do Geoparque Litoral de Viana do Castelo - Atividade "Tesouros do Alcantilado de Montedor", a partir do 3º ano (consultar atividade aqui)
2.º Período
- Visita de estudo ao Laboratório de Microscopia e Petrografia. - Atividade "Sedimentos em grande plano" (consultar atividade aqui)
6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
-
7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:
- Procedimentos da atividade "Sedimentos em grande plano":
-
- Visualização da constituição do sedimento com auxilio da lupa binocular
- Conclusão sobre a origem do sedimento e o tipo de transporte a que foi sujeito
- Procedimentos da atividade "Jornalistas por um dia":
- Os alunos desenvolvem perguntas que depois usarão para entrevistar os técnicos do geoparque
- Outros alunos fotografam e filmam a entrevista
- Com recurso a uma ferramenta de edição elaboram um texto com a fotografia de grupo, onde explicam o que é um Geoparque.
8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL
Geoparque Litoral de Viana do Castelo
10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Explorar conceitos básicos da geologia para interpretar a história da Terra, desde o momento que se formam as rochas até ao presente. Saídas de campo para observar e interpretar os registos sobre a história da Terra, patentes nos monumentos naturais locais. Recolha de amostras de sedimentos para análise em laboratório, através de lupas binoculares.
Todas as atividades inseridas neste projeto podem ser descarregadas e consultadas detalhadamente aqui.