O que é a Geologia?

1. DESTINATÁRIOS

Alunos do Pré-escolar/1º Ciclo

2. DISCIPLINAS

  • Ciências Naturais
  • Estudo do Meio

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

As unidades curriculares abrangidas estão contidas nos seguintes temas de "O Livro do Professor", podendo ser consultadas aqui:

1 –Pistas e vestígios sobre a (Pequena) idade do gelo

8 –Fósseis (e estruturas fossilizadas) do Geoparque

9 –Meteorização e erosão: balanços para a evolução da paisagem

10 –Rochas e Minerais do Geoparque

11 –Maciço de Viana e Arga: Plutonismo, Vulcanismo e Metamorfismo

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

Este projeto está divido em 3 sessões para o pré-escolar e 4 sessões para alunos a partir do 3º ano:
  • 1ª sessão: 2 a 3 horas
  • 2ª sessão (alunos a partir do 3ºano): 3 horas
  • 3ª sessão: 3 a 4 horas
  • 4ª sessão: 2 horas

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

1.º Período

  • Visita ao Monumento Natural da Praia Norte do Geoparque Litoral de Viana do Castelo - Atividade "O ciclo das Rochas" com recolha de sedimentos (consultar PDF da atividade aqui)
  • Visita ao Monumento Natural do Alcantilado de Montedor do Geoparque Litoral de Viana do Castelo - Atividade "Caça ao Tesouro de Montedor" , a partir do 3º ano (consultar PDF da atividade  aqui)

2.º Período

  • Visita de estudo ao Laboratório de Microscopia e Petrografia. - Atividade "Sedimentos em grande plano" (consultar PDF da atividade  aqui)

3.º Período

  • Visita de estudo ao Laboratório de Comunicação de Ciência. - Atividade "Jornalistas por um dia" (consultar PDF da atividade  aqui)

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

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7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • Procedimentos da atividade "Sedimentos em grande plano":
    • Visualização da constituição do sedimento com auxilio da lupa binocular
    • Conclusão sobre a origem do sedimento e o tipo de transporte a que foi sujeito
  • Procedimentos da atividade "Jornalistas por um dia":
    • Os alunos desenvolvem perguntas que depois usarão para entrevistar os técnicos do geoparque
    • Outros alunos fotografam e filmam a entrevista
    • Com recurso a uma ferramenta de edição elaboram um texto com a fotografia de grupo, onde explicam o que é um Geoparque.

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

LABORATÓRIO DE SONDAGEM MECÂNICA E GEOFÍSICA

LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA E DE PETROGRAFIA

LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA

 

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Geoparque Litoral de Viana do Castelo

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

  • O Geoparque Litoral de Viana do Castelo tem por missão dar a conhecer a história do nosso concelho, organizando diversas atividades de cariz educativo. Conhecer Viana do Castelo desde a sua origem até à formação dos relevos e paisagens atuais, passando pelas várias etapas de evolução.
  • As atividades vão de sessões nas escolas, aulas laboratoriais a saídas de campo, sempre acompanhadas por um técnico. Nestas atividades podemos abranger diversas disciplinas, nomeadamente geologia, biologia, geografia, história, matemática, química e física. Os conteúdos abordados estão adaptados consoante a faixa etária dos alunos.
  • Todas as propostas são iniciadas com uma breve apresentação do Geoparque Litoral de Viana do Castelo.
  • Esta proposta está dividido em 3 atividades diferentes. Apesar de estarem interligadas e terem um seguimento lógico, estas atividades podem ser feitas independentemente umas das outras.
  • Na atividade de campo os alunos terão oportunidade de um contacto próximo com a geologia, biologia e cultura do nosso território tentando criar gosto pela ciência e incentivar a um comportamento mais amigo da natureza e de conservação. Iniciar os alunos a “ler” e “interpretar” as rochas e suas histórias. Poderão ver com os seus próprios olhos conceitos aprendidos na sala de aula e descobrir novos conceitos. Tocar, ver e sentir os conceitos de modo a memorizar mais facilmente.

Todas as atividades inseridas neste projeto podem ser descarregadas e consultadas detalhadamente aqui.