Viana é aMAR

1. DESTINATÁRIOS

Alunos dos 4.º Anos de escolaridade das escolas:
  • E.B. 1 da Abelheira - 52 alunos;
  • E.B. 1 do Calvário - 20 alunos;
  • E.B. 1 da Igreja - 43 alunos.

2. DISCIPLINAS

  • Estudo do Meio;
  • Português;
  • Oferta Complementar;
  • Expressão Plástica.

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

  • A ação do mar sobre a costa.
  • Exploração dos aspetos morfológicos da costa.
  • O passado do meio local.

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

21 horas distribuídas pelas disciplinas:
  • Estudo do Meio
  • Português
  • Oferta Complementar
  • Expressão Plástica

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

1.º Período
  • Visita de estudo ao Laboratório de Sondagem Mecânica e Geofísica.
2.º Período
  • Visita de estudo ao Laboratório de Processamento de Amostras em Petrologia.
3.º Período
  • Visita de estudo ao Laboratório de Comunicação de Ciência;
  • Visita ao Geoparque Litoral de Viana do Castelo, nomeadamente ao geossítio Alcantilado de Montedor para os alunos verificarem, in loco, um testemunho geomorfológico da erosão marítima e da ação da tectónica na região.

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

2000€

7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • PROJETOS CIENTÍFICOS INTERAGRUPAMENTOS;
  • SESSÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA À COMUNIDADE;
  • CONSERVAÇÃO DE AMOSTRAS PEDAGÓGICAS E CIENTÍFICAS;
  • ESTUDOS DE APOIO À INTERPRETAÇÃO DOS PALEOAMBIENTES;
  • ESTUDOS DE APOIO À INTERPRETAÇÃO À PALEODIVERSIDADE;
  • ESTUDOS APOIADOS EM SONDAGENS DA CROSTA TERRESTRE;
  • MONITORIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE PROCESSOS DINÂMICOS;
  • PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA DATAÇÃO ABSOLUTA;
  • PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ESTUDOS EM PALINOLOGIA.

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Agrupamento de Escolas da Abelheira

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Portugal, país com longa tradição marítima, tem também, atualmente, múltiplas razões (políticas, económicas, sociais, científicas) para continuar a considerar o mar como setor prioritário. Ele apresenta-se como fator estratégico para a economia nacional, em geral, e, em particular para a economia local. Assim, a exploração do mar e da costa marítima, os desportos naúticos e o Geoparque Litoral de Viana do Castelo apresentam-se como motores estratégicos dessa economia local. O mar, enquanto conteúdo do currículo escolar nacional, pretende atribuir essa centralidade à temática do mar. O mar é literatura, é história, é geografia… é ciência…

Assim, este projeto reconfigura-se como uma oportunidade para os alunos estabelecerem as primeiras observações científicas e para a sua sensibilização para os assuntos do mar. É um projeto de caracter interdisciplinar e destina-se a trabalhar, os conteúdos relacionados com a ação do mar sobre a costa, a exploração dos aspetos morfológicos da costa e a influência e/ou vestígios do passado no meio local. Assim, pretende-se explorar a costa marítima de Viana do Castelo, proceder à recolha de dados de vida marinha nas praias rochosas de Viana do Castelo e ao longo da sua costa. Este projeto procura conciliar as necessidades científicas, coma divulgação científica e a educação dos jovens alunos. O objetivo deste projeto visa a promoção científica e a sensibilização para as questões de biodiversidade e dos ecossistemas marinhos.

Pretendemos que os alunos sejam capazes de compreender o funcionamento dos sistemas marinhos e as suas interações com o meio e com o Homem, bem como saber utilizar os conhecimentos científicos e as ferramentas tecnológicas ligadas ao Mar.

As saídas de campo anuais servirão para monitorizara biodiversidade da nossa costa e os alunos poderão entrar em contacto com a realidade experimental da investigação científica na área ambiental. A visita aos laboratório significa o contacto dos alunos com a ambiente científico.