Grão a grão enche-se o litoral de história
1. DESTINATÁRIOS
2. DISCIPLINAS
- Estudo do Meio
- Ciências Naturais
- Biologia e Geologia
3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS
1º Ciclo
3º e 4º anos
À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
- O passado do meio local
À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
- Os aspetos físicos do meio local.
- O contacto entre a terra e o mar.
À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
- Os diferentes espaços da minha localidade.
- O contacto entre a terra e o mar.
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS
- Manusear objetos em situações concretas.
À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE
- Desequilíbrios ambientais originados pelo Homem.
2º Ciclo
5º ano
A TERRA, UM PLANETA ESPECIAL
- Onde existe vida?
A IMPORTÂNCIA DAS ROCHAS E DO SOLO NA MANUTENÇÃO DA VIDA.
- Como são constituídas as rochas.
- Quais são as propriedades das rochas.
- Como identificar as rochas.
- Rochas, minerais e atividades humanas.
- Que alterações sofrem as rochas.
- Como se formam os solos. Qual a sua constituição.
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS.
- Como usa a Humanidade a água.
3º Ciclo
7º ano
TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - DINÂMICA EXTERNA DA TERRA
- Minerais como unidades básicas das rochas.
- Rochas sedimentares.
- Paisagens geológicas sedimentares.
TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - DINÂMICA INTERNA DA TERRA
- Deriva continental e Tectónica de Placas.
- Deformação das Rochas.
TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - CONSEQUÊNCIAS DA DINÂMICA INTERNA DA TERRA
- Rochas Magmáticas e Rochas Metamórficas.
- Paisagens geológicas magmáticas e metamórficas.
- Estrutura interna da Terra.
- Ciclo das Rochas.
TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - A TERRA CONTA A SUA HISTÓRIA
- Os fósseis e a sua importância para a reconstituição do passado da Terra.
- Grandes etapas da história da Terra.
TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - CIÊNCIA GEOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE DA VIDA NA TERRA
- Contributo do conhecimento geológico para a sustentabilidade da vida na Terra.
Secundário
10º ano
A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS - A TERRA E OS SEUS SUBSISTEMAS EM INTERAÇÃO
- Subsistemas terrestres (geosfera atmosfera, hidrosfera e biosfera).
- Interação de subsistemas.
A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS - AS ROCHAS, ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA
- Rochas sedimentares.
- Rochas magmáticas e metamórficas.
- Memória dos tempos geológicos.
A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS - A TERRA, UM PLANETA EM MUDANÇA
- Princípios básicos do raciocínio geológico.
- O mobilismo geológico. As placas tectónicas e os seus movimentos.
A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL - A TERRA, UM PLANETA ÚNICO A PROTEGER
- Manifestações da atividade geológica.
- A face da Terra. Continentes e fundos oceânicos.
- Intervenções do Homem nos subsistemas terrestres.
- Impactes na geosfera.
- Proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.
11º ano
GEOLOGIA, PROBLEMAS E MATERIAIS DO QUOTIDIANO - PROCESSOS E MATERIAIS GEOLÓGICOS IMPORTANTES EM AMBIENTES TERRESTRES
- Minerais – identificação e propriedades.
- Rochas sedimentares.
- Rochas magmáticas.
4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)
- 1ª sessão: 2 horas
- 2ª sessão: 4 horas ou 2 horas (conforme a atividade de campo escolhida)
- 3ª sessão: 2 horas
- 4ª sessão: 2horas
5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO
-
1.º Período
- Aula preparatória para apresentação do projeto à turma e explicação dos procedimentos e regras para fazer trabalho de campo, bem como registo dos dados colhidos no caderno de campo.
- Visita aos Monumentos Naturais do Geoparque Litoral de Viana do Castelo - Atividade "Rota da História" (atividade aconselhada apenas para alunos a partir do 3º ciclo) ou " Tesouros do Alcantilado de Montedor" , consoante a faixa etária dos alunos, com recolha de sedimentos (consultar PDF das atividades aqui ou aqui)
- Visita de estudo ao Laboratório de Processamento de Amostras em Sedimentologia. - Atividade "Distribuição granulométrica" (consultar PDF da atividade aqui)
- Visita de estudo ao Laboratório de Microscopia e Petrografia. - Atividade "Sedimentos em grande plano" (consultar PDF da atividade aqui)
6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL
7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:
- Procedimentos da aula preparatória:
- Apresentação do projeto à turma
- Procedimentos e regras para o trabalho de campo
- Procedimento e regras de registo no caderno de campo
- Procedimentos da atividade "Distribuição granolumétrica"
- Homogeneizar da amostra
- Pesar os crivos sem amostra
- Peneirar a amostra
- Pesar os crivos com amostra
- Obter a massa de amostra em cada crivo
- Introduzir os valores no programa SEDMAC
- Interpretar os resultados obtidos quanto à origem dos sedimentos estudados
- Procedimentos da atividade "Sedimentos em grande plano":
- Visualização da constituição do sedimento com auxilio da lupa binocular
- Calcular a Morfometria
- Calcular a Morfoscopia
- Conclusão sobre a origem do sedimento e o tipo de transporte a que foi sujeito
8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL
10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Todas as atividades inseridas neste projeto podem ser descarregadas e consultadas detalhadamente aqui.