Grão a grão enche-se o litoral de história

1. DESTINATÁRIOS

Alunos do 1º Ciclo até ao Secundário

2. DISCIPLINAS

  • Estudo do Meio
  • Ciências Naturais
  • Biologia e Geologia

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

1º Ciclo

3º e 4º anos

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

  • O passado do meio local

À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL

  • Os aspetos físicos do meio local.
  • O contacto entre a terra e o mar.

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

  • Os diferentes espaços da minha localidade.
  • O contacto entre a terra e o mar.

À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS

  • Manusear objetos em situações concretas.

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE

  • Desequilíbrios ambientais originados pelo Homem.

2º Ciclo

5º ano

A TERRA, UM PLANETA ESPECIAL

  • Onde existe vida?

A IMPORTÂNCIA DAS ROCHAS E DO SOLO NA MANUTENÇÃO DA VIDA.

  • Como são constituídas as rochas.
  • Quais são as propriedades das rochas.
  • Como identificar as rochas.
  • Rochas, minerais e atividades humanas.
  • Que alterações sofrem as rochas.
  • Como se formam os solos. Qual a sua constituição.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS.

  • Como usa a Humanidade a água.

3º Ciclo

7º ano

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - DINÂMICA EXTERNA DA TERRA

  • Minerais como unidades básicas das rochas.
  • Rochas sedimentares.
  • Paisagens geológicas sedimentares.

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - DINÂMICA INTERNA DA TERRA

  • Deriva continental e Tectónica de Placas.
  • Deformação das Rochas.

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - CONSEQUÊNCIAS DA DINÂMICA INTERNA DA TERRA

  • Rochas Magmáticas e Rochas Metamórficas.
  • Paisagens geológicas magmáticas e metamórficas.
  • Estrutura interna da Terra.
  • Ciclo das Rochas.

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - A TERRA CONTA A SUA HISTÓRIA

  • Os fósseis e a sua importância para a reconstituição do passado da Terra.
  • Grandes etapas da história da Terra.

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO - CIÊNCIA GEOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE DA VIDA NA TERRA

  • Contributo do conhecimento geológico para a sustentabilidade da vida na Terra.

Secundário

10º ano

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS - A TERRA E OS SEUS SUBSISTEMAS EM INTERAÇÃO

  • Subsistemas terrestres (geosfera atmosfera, hidrosfera e biosfera).
  • Interação de subsistemas.

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS - AS ROCHAS, ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA

  • Rochas sedimentares.
  • Rochas magmáticas e metamórficas.
  • Memória dos tempos geológicos.

A GEOLOGIA, OS GEÓLOGOS E OS SEUS MÉTODOS - A TERRA, UM PLANETA EM MUDANÇA

  • Princípios básicos do raciocínio geológico.
  • O mobilismo geológico. As placas tectónicas e os seus movimentos.

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL - A TERRA, UM PLANETA ÚNICO A PROTEGER

  • Manifestações da atividade geológica.
  • A face da Terra. Continentes e fundos oceânicos.
  • Intervenções do Homem nos subsistemas terrestres.
  • Impactes na geosfera.
  • Proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.

11º ano

GEOLOGIA, PROBLEMAS E MATERIAIS DO QUOTIDIANO - PROCESSOS E MATERIAIS GEOLÓGICOS IMPORTANTES EM AMBIENTES TERRESTRES

  • Minerais – identificação e propriedades.
  • Rochas sedimentares.
  • Rochas magmáticas.

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

O projeto está dividido em 4 sessões de atividades no qual pode diferir a atividade de campo conforme a faixa etária dos alunos e os conteúdos que o professor/a quer lecionar:
  • 1ª sessão: 2 horas
  • 2ª sessão: 4 horas ou 2 horas (conforme a atividade de campo escolhida)
  • 3ª sessão: 2 horas
  • 4ª sessão: 2horas

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

(Proposta de calendarização)
    1.º Período
    • Aula preparatória para apresentação do projeto à turma e explicação dos procedimentos e regras para fazer trabalho de campo, bem como registo dos dados colhidos no caderno de campo.
    • Visita aos Monumentos Naturais do Geoparque Litoral de Viana do Castelo - Atividade "Rota da História" (atividade aconselhada apenas para alunos a partir do 3º ciclo)  ou " Tesouros do Alcantilado de Montedor" , consoante a faixa etária dos alunos, com recolha de sedimentos (consultar PDF das atividades aqui ou aqui)
    2.º Período
    • Visita de estudo ao Laboratório de Processamento de Amostras em Sedimentologia. - Atividade "Distribuição granulométrica" (consultar PDF da atividade aqui)
    3.º Período
    • Visita de estudo ao Laboratório de Microscopia e Petrografia. - Atividade "Sedimentos em grande plano" (consultar PDF da atividade aqui)

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

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7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • Procedimentos da aula preparatória:
    • Apresentação do projeto à turma
    • Procedimentos e regras para o trabalho de campo
    • Procedimento e regras de registo no caderno de campo
  • Procedimentos da atividade "Distribuição granolumétrica"
    • Homogeneizar da amostra
    • Pesar os crivos sem amostra
    • Peneirar a amostra
    • Pesar os crivos com amostra
    • Obter a massa de amostra em cada crivo
    • Introduzir os valores no programa SEDMAC
    • Interpretar os resultados obtidos quanto à origem dos sedimentos estudados
  • Procedimentos da atividade "Sedimentos em grande plano":
    • Visualização da constituição do sedimento com auxilio da lupa binocular
    • Calcular a Morfometria
    • Calcular a Morfoscopia
    • Conclusão sobre a origem do sedimento e o tipo de transporte a que foi sujeito

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Geoparque Litoral de Viana do Castelo

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

O projeto compreende saídas de campo e atividades práticas em laboratório para que os alunos reconheçam o património geológico e descubram as histórias que nos contam as geoformas (in situ) e os sedimentos (em laboratório).

Todas as atividades inseridas neste projeto podem ser descarregadas e consultadas detalhadamente aqui.