Grão a grão enche-se o litoral de história

1. DESTINATÁRIOS

Alunos do 1º Ciclo até ao Secundário

2. DISCIPLINAS

  • Ciências Naturais
  • Biologia e Geologia
  • Educação Física
  • História
  • Física e Química
  • Estudo Meio
  • Matemática

3. (SUB) UNIDADES CURRICULARES ABRANGIDAS

As unidades curriculares abrangidas estão contidas nos seguintes temas de "O Livro do Professor" podendo ser consultadas aqui:

1 –Pistas e vestígios sobre a (Pequena) idade do gelo

2 –À descoberta da evolução humana (na paisagem geológica)

4 –Cemitérios de Praias Antigas no Geoparque Litoral

5 –Sobre os restos do Oceano Paleozoico (Rheic)

6 –Sismos registados nas montanhas litorais

8 –Fósseis (e estruturas fossilizadas) do Geoparque

9 –Meteorização e erosão: balanços para a evolução da paisagem

10 –Rochas e Minerais do Geoparque

11 –Maciço de Viana e Arga: Plutonismo, Vulcanismo e Metamorfismo

12 –Civilização da Pedra: Estórias da vida e da morte

13 –Resistência e mudança: da luta do povo Galaico aos valores da Romanidade

4. CARGA HORÁRIA SOB FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR (POR DISCIPLINA)

O projeto está dividido em 3 sessões de atividades:
  • 1ª sessão: 3 a 4 horas
  • 2ª sessão: 2:30 horas
  • 3ª sessão: 3 a 4 horas

5. PREVISÃO DA(S) ATIVIDADE(S) POR PERÍODO LETIVO

1.º Período
  • Visita aos Monumentos Naturais do Geoparque Litoral de Viana do Castelo - Atividade "A Rota da História" ou "Caça ao Tesouro de Montedor" , consoante a faixa etária dos alunos, com recolha de sedimentos (consultar PDF das atividades aqui)
2.º Período
  • Visita de estudo ao Laboratório de Processamento de Amostras em Sedimentologia. - Atividade "Distribuição granulométrica" (consultar PDF da atividade aqui)
3.º Período
  • Visita de estudo ao Laboratório de Microscopia e Petrografia. - Atividade "Sedimentos em grande plano" (consultar PDF da atividade aqui)

6. ESTIMATIVA ORÇAMENTAL

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7. DOMÍNIOS DA PRÁTICA EXPERIMENTAL:

  • Procedimentos da atividade "Distribuição granolumétrica"
    • Homogeneizar da amostra
    • Pesar os crivos sem amostra
    • Peneirar a amostra
    • Pesar os crivos com amostra
    • Obter a massa de amostra em cada crivo
    • Introduzir os valores no programa SEDMAC
    • Interpretar os resultados obtidos quanto à origem dos sedimentos estudados
  • Procedimentos da atividade "Sedimentos em grande plano":
    • Visualização da constituição do sedimento com auxilio da lupa binocular
    • Calcular a Morfometria
    • Calcular a Morfoscopia
    • Conclusão sobre a origem do sedimento e o tipo de transporte a que foi sujeito

8. UTILIZAÇÃO PREVISTA DA REDE ESCOLAR DE CIÊNCIA E DE APOIO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

LABORATÓRIO DE SONDAGEM MECÂNICA E GEOFÍSICA

LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE AMOSTRAS EM SEDIMENTOLOGIA

LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA E DE PETROGRAFIA

9. AGRUPAMENTO/ESCOLA RESPONSÁVEL

Geoparque Litoral de Viana do Castelo

10. DESCRIÇÃO SUMÁRIA

  • O Geoparque Litoral de Viana do Castelo tem por missão dar a conhecer a história do nosso concelho, organizando diversas atividades de cariz educativo. Conhecer Viana do Castelo desde a sua origem até à formação dos relevos e paisagens atuais, passando pelas várias etapas de evolução.
  • As atividades vão de sessões nas escolas, aulas laboratoriais a saídas de campo, sempre acompanhadas por um técnico. Nestas atividades podemos abranger diversas disciplinas, nomeadamente geologia, biologia, geografia, história, matemática, química e física. Os conteúdos abordados estão adaptados consoante a faixa etária dos alunos.
  • Todas as propostas são iniciadas com uma breve apresentação do Geoparque Litoral de Viana do Castelo.
  • Esta proposta está dividido em 3 atividades diferentes. Apesar de estarem interligadas e terem um seguimento lógico, estas atividades podem ser feitas independentemente umas das outras.
  • No percurso realizado durante a saída de campo os alunos terão oportunidade de ver com os seus próprios olhos conceitos aprendidos nas salas de aula, facilitando a sua memorização e consolidação. Os alunos terão a oportunidade de interpretar a geologia do território. Ter um contacto próximo com a geologia, biologia e cultura do nosso território tentando criar gosto pela ciência e incentivar a um comportamento mais amigo da natureza e de conservação. Iniciar os alunos a “ler” e “interpretar” as rochas e suas histórias.
Todas as atividades inseridas neste projeto podem ser descarregadas e consultadas detalhadamente aqui.